EMASP

GESTÃO DE PATRIMÔNIO DE A A Z NO SBPM – LIVE

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

O conhecimento e aplicação da temática são fundamentais para que os agentes públicos desenvolvam as atividades com eficiência e eficácia no que tange a Gestão de Patrimônio de A à Z no SBPM

OBJETIVOS

Pretende-se que os cursistas saibam como funciona a gestão patrimonial no que tange ao controle contábil e a utilização do sistema SBM, em que estejam aptos a reconhecer bens de acordo com os normativos vigentes, bem como diferenciar a baixa física da baixa contábil, orientar os operadores de inventários na elaboração de inventário anual e eventual, e ainda estejam aptos a desenvolver procedimentos para controle físico de bens em suas unidades. 

CONTEÚDO

1 - Execução Orçamentária;

2 - Controle Físico x Controle Contábil;

3 - Reconhecimento de bens:

a. Sistema SBPM

b. Código BPM

c. Plano de Contas

d. Códigos Especiais

e. Depreciação

f. Integração com o SOF

g.Legislações Pertinentes

4. Inventários;

5. Baixas; e

6. Papel do Gestor de Patrimônio 

METODOLOGIA

 A metodologia utilizada é a expositiva com a apresentação de fatos e argumentos que endossam a prática de controle e gerenciamento de bens. A carga horária atribuída entende-se ser adequada para apresentação do conteúdo bem como a parte para sanar dúvidas dos usuários. A formação será apresentada de forma síncrona usando plataforma de reunião on-line Teams, em 2 encontro de 2 horas de duração cada, com 100% de frequência obrigatória. Exposição dialogada, tendo como base os slides apresentados. A presença será auferida via “Google Forms”.

PÚBLICO-ALVO

Prioritariamente os Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional Ciências Contábeis, Assistente Administrativo de Gestão e Assistente de Gestão de Políticas Públicas que executem a atividade de reconhecimento de bens no sistema SBPM. 

PRÉ-REQUISITO

 Para participar deste evento formativo, o aluno deve possuir:

Computador com acesso à internet estável, Microsof Teams, WebCam e fone com microfone. 

CARGA HORÁRIA

4 horas                                     

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Renata Farias Freire de Souza

Contadora na Prefeitura do Município de São Paulo, atualmente exercendo o cargo de Diretora da Divisão de Controles Contábeis - DICOC, atuou como assessora técnica na Divisão de Contabilidade sendo responsável pela parametrização de eventos e lançamentos no SOF. Especialista em Gestão Pública e Contabilidade Governamental. 

EDUCADOR: Flavio Augusto Solla

Contador da Prefeitura do Município de São Paulo, atualmente lotado na Divisão de Controles Contábeis - DICOC. Ocupou o cargo de Diretor de Divisão de DICOC entre 2014 e 2019. Ministrou treinamento no SBPM para servidores da PMSP e Autarquias entre 2015 e 2017 pela extinta EMAF da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo. Especialista em Gestão e Controle Externo das Contas Públicas, pela Escola de Contas do TCMSP.