EMASP

SEMINÁRIO DE INFRAESTRUTURA VERDE E AZUL - LIVE

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

As cidades atuais enfrentam o desafio para se adequarem às mudanças climáticas, onde os ciclos de chuvas intensas são mais recorrentes, aumento das áreas impermeabilizadas junto às margens de corpos hídricos, aumento da temperatura média, diminuição da vegetação nativa e perda da biodiversidade. São necessárias novas abordagens para enfrentar os desafios climáticos, entre os quais as enchentes. Diante disso, a infraestrutura verde e azul é uma estratégia de enfrentamento para tornar as cidades mais resilientes e preparadas para estas mudanças. As áreas verdes ganham a importância de infraestrutura de drenagem urbana, atenuando os efeitos das mudanças climáticas. 

OBJETIVOS

Apresentar conceitos e projetos de drenagem urbana por meio de infraestrutura verde e azul e que envolvem a utilização de áreas verdes, além de mostrar exemplos aplicados em São Paulo e outras cidades.

 

CONTEÚDO

  1. Introdução ao conceito de drenagem urbana por meio da infraestrutura verde e azul;
  2. Apresentação de projetos que abordam outras formas de drenagem, como parques de reservação;
  3. Estudos de casos de projetos de drenagem em São Paulo;

METODOLOGIA

Seminário via Microsoft Teams, com turma única, realização de debates com os convidados, interação dos participantes via chat, 100% de participação e presença auferida pelo Google Forms.

O evento será dividido em 2 dias, com carga horária de 3 horas por dia, totalizando 6 horas de seminário com participação obrigatória.  

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos da PMSP do nível superior, como técnicos, gestores, ocupantes de cargos de chefia que possuam formação nas áreas da arquitetura e urbanismo, geografia, engenharia ambiental, agronomia e engenharia civil, com participação na elaboração de planos, diretrizes, projetos e gestão de infraestrutura de drenagem e de áreas verdes.

 

PRÉ-REQUISITO

Para participar deste evento formativo, o aluno deve possuir:

Computador com acesso à internet estável, Microsof Teams, WebCam e fone com microfone.

O Participantes deve atender o descrito no campo [02.07] Público-alvo.

 

CARGA HORÁRIA: 6 horas    

 

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%

Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

 

COORDENADOR/EDUCADOR: Wellington Tohoru Nagano

Arquiteto e Urbanista com Mestrado em Paisagismo, atualmente é Coordenador de Projetos na Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, com atuação na elaboração de diretrizes para parques, parques lineares e outras áreas verdes. Professor universitário nas disciplinas de projeto arquitetônico, paisagismo, planejamento e desenho urbano. 

 

EDUCADOR: Eduardo Mendes de Oliveira

Arquiteto e Urbanista com Especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia. Trabalhou por dez anos em escritórios de arquitetura e urbanismo no Brasil e em Portugal.

Desde 2009 é Analista de Meio Ambiente na Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA do Município de São Paulo, já  trabalhou com análise de Estudos de Impacto Ambiental e desde 2014 atua na Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental.