EMASP

LINGUAGEM SIMPLES NA PRÁTICA - LIVE

Planejamento, gestão e políticas públicas

Segundo a Lei Municipal Nº 17.316 de 06 de março de 2020, é preciso garantir que a administração pública municipal utilize uma linguagem simples e clara em todos seus atos.

Dessa forma, é necessário informar e treinar membros da administração pública para serem capazes de simplificar textos de documentação pública em consonância com a Política de Linguagem Simples.

 

OBJETIVOS
Capacitar os servidores públicos da PMSP para escreverem e se comunicarem de forma mais simples.

 

CONTEÚDO
1. Apresentação do Programa Municipal de Linguagem Simples: contextualização do que é Linguagem Simples, como o Programa foi pensado e é estruturado hoje.

2. Simplificando a linguagem:
a. Apresentação dos conceitos de Comunicação Não-violenta: Escuta ativa e empatia.
b. Apresentação das 10 Dicas de Linguagem Simples, principal ferramenta do Programa. As dicas se dividem em 3 grupos: Escolha das palavras, simplificação das frases e apresentação do documento.

3. Atividade prática: realização de atividade em grupo, onde os e as participantes podem aplicar as dicas em documentos reais usados pela Prefeitura de São Paulo.

 

METODOLOGIA
A formação será composta por uma parte dialogada sobre o tema e outra parte prática de aplicação do conteúdo (oficina), através da plataforma Microsoft Teams, em 1 encontro de 2 horas, com presença obrigatória de 100% auferida pelo Google Forms.

 

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos da PMSP que:

1. sejam responsáveis pelas cartas de serviço da Política de Atendimento ao Cidadão;

2. trabalhem nas Assessorias de Comunicação das diferentes secretarias;

3. trabalham diretamente com o atendimento ao público.

CARGA HORÁRIA
2 horas

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Marianna Gabrielli Gelli Quattrini Alves
Especialista em processos pedagógicos de capacitação, Marianna Alves é formada em Letras pela USP e está na equipe do (011).lab desde 2019, quando ingressou como estagiária. Hoje é coordenadora do Programa Linguagem Simples e facilitadora experiente, tendo atuado como docente e pesquisadora.

EDUCADORA: Mariana Fialho Leal de Moura
Especialista em facilitação, atua há 10 anos com Gestão de Projetos e facilita processos de aprendizagem e organizacionais, desenvolvendo metodologias, processos e práticas inovadoras.