EMASP

PLANEJAMENTO PÚBLICO

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

 O curso integra o itinerário formativo do Programa de Residência em Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo.

Com relação ao programa de Residência em Gestão Pública, este caracteriza-se pela formação em serviço, com o objetivo de estimular a instrução, a qualificação, e a atuação profissional na Administração Municipal. Dentro deste contexto, busca-se trazer inovação e novas práticas de trabalho, pois se trata de uma mistura de programas de residência na área da saúde, e também tem semelhança com programas de trainee, observadas no setor privado. A pessoa residente atuará durante 1 ano em uma Secretaria da Prefeitura, produzindo uma monografia de relevância para a Administração Pública, ao final deste período. É possível que haja a renovação do contrato da pessoa residente por mais um ano. Ao todo, foram selecionadas 100 pessoas para tal modalidade de residência.

OBJETIVOS:

• Apresentar o conceito de planejamento público, a estrutura e forma de atuação da SEPEP, oportunizando aos participantes ter contato com a prática da gestão de projetos e ferramentas usadas pela pasta.

CONTEÚDO: 

AULA 1: Introdução

AULA 2: Coordenadoria de Planejamento

AULA 3: Unidade de Entrega

AULA 4: Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação

METODOLOGIA: 

Serão 2 encontros presenciais de 4 horas, totalizando 8 horas, sendo que em cada aula haverá

momentos expositivos seguidos de atividades interativas (discussões/dinâmicas). Há duas horas de estudo e leitura, totalizando 10 horas. Há frequência

obrigatória de 100%.

Devido à pandemia covid-19, excepcionalmente, as aulas poderão ser ministradas remotamente

via Teams, com prévio aviso.

PÚBLICO-ALVO:

[ x ] Agentes públicos da PMSP

[ x ] Agentes públicos de outras esferas de governo

Integrantes do Programa de Residência em Administração Pública.

Código cargo SIGPEC 131406

PRÉ-REQUISITO:

Para participar deste curso, os interessados deverão ser:

1. Agentes públicos da PMSP, prioritariamente integrantes do Programa de Residência em Gestão

Pública.

CARGA HORÁRIA: 10 horas

Carga Horária presencial: 08 horas

Carga Horária não-presencial: 02 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADOR/EDUCADOR: Leonardo Galardinovic Alves

Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, atua na Coordenadoria de Planejamento da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo desde 2021. Anteriormente, atuou por 5 anos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, tendo trabalhado com planejamento público, planejamento orçamentário, reestruturação institucional, transparência pública, controle interno, dentre outras áreas. É bacharel em Ciências e Humanidades; em Políticas Públicas e em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC.

EDUCADOR: Fabrício Augusto dos Santos Reis

Mestre em Políticas Públicas, especialista em gerenciamento de projetos, certificado Project Management Professional (PMP/PMI), 10 anos de experiência de liderança em gestão de projetos, planejamento estratégico, processos de revisão estratégica e de mudanças em cenário adverso, gerenciando times multidisciplinares no atingimento de metas propostas.

EDUCADORA: Natália Costa de Oliveira

Gestora de Políticas Públicas em formação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui 05 anos de experiência na gestão pública municipal nas áreas de planejamento, habitação, orçamento e finanças, atuando na gestão de projetos da PMSP desde 2021.

EDUCADOR: Henrique Pougy

Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, atua área de dados da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioriárias da Secretaria de Governo. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e MBA em Big Data Analytics pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Está finalizando o segundo MBA em Ciência de Dados pela USP/ESALQ e é mestrando pelo PPGI/Uninove. É programador python avançado, com foco em ciência de dados e analytics. Defende a transparência ativa, os dados abertos e a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências. É entusiasta das potencialidades da estatística bayesiana e dos métodos causais na análise de políticas públicas.

EDUCADOR: Fernando Peres Rodrigues

Doutorando e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), formado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Membro do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDAC/CEBRAP). Na Prefeitura de São Paulo é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) e atua na Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (CAGI/SEPEP).