EMASP
Formações Oferecidas pela EMASP 2023
PROJETOS DE INTERVENÇÃO JUNTO AOS CURSOS D’ÁGUA - LIVE
Intervenções junto aos cursos d’água contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio dos itens 6 (Água potável e saneamento), 9 (inovação, infraestrutura e indústria), 10 (redução de desigualdades), 11 (Cidades e comunicação sustentáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 14 (vida aquática), principalmente em contexto paulistano em que há ocupações junto aos rios e córregos, causando problemas sanitários, de moradia, ambientais e de risco geológico.
OBJETIVOS:
Apresentar projetos de intervenções junto aos cursos d’água, como instrumento de infraestrutura verde e mostrar exemplos aplicados em São Paulo e outras cidades. Ampliar o repertório de técnicos sobre os procedimentos e estratégias de intervenção junto aos cursos d’água, principalmente por meio de parques lineares previstos nos Artigos 272 e 273 do Plano Diretor de 2014 de São Paulo.
CONTEÚDO
1. Introdução ao conceito de intervenções junto aos cursos d’água;
2. Apresentação de projetos emblemáticos e atuais de intervenção junto aos cursos d’água;
3. Apresentação de legislação paulistana referente ao tema;
4. Estudos de casos de parques paulistanos e externos à cidade;
METODOLOGIA
Palestra expositiva dialogada via plataforma de reunião on-line (Microsoft Teams), com interação dos participantes via chat, com duração de 3 horas, 100% de participação e presença aferida pelo Google Forms.
PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da PMSP, preferencialmente com nível superior atuando na área de elaboração de planos , diretrizes, e projetos e gestão de áreas verdes ou de políticas ambientais.
PRÉ-REQUISITO
Acesso à Plataforma Teams via internet.
CARGA HORÁRIA: 03 horas
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR: Wellington Tohoru Nagano
Arquiteto e Urbanista com Mestrado em Paisagismo, atualmente é coordenador de projetos na Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, com atuação de projetos de parques lineares e articulação intersecretarial para implantação de áreas verdes junto aos cursos d’água. Professor universitário nas disciplinas de projeto arquitetônico, paisagismo, planejamento e desenho urbano.
EDUCADOR: Eduardo Mendes de Oliveira
Arquiteto e Urbanista com Especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia. Trabalhou por dez anos em escritórios de arquitetura e urbanismo no Brasil e em Portugal.
Desde 2009 é Analista de Meio Ambiente na Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA do Município de São Paulo. Já trabalhou com análise de Estudos de Impacto Ambiental. E desde 2014 atua na Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental.