EMASP
Formações oferecidas pela EMASP 2023
A Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI, parte integrante da SEGES tem por atribuições propor diretrizes e políticas de desenvolvimento institucional, definindo padrões de procedimento, parâmetros técnicos e metodologia de trabalho, propondo alternativas organizacionais de modo a aperfeiçoar a ação pública e eliminar superposição, conflito e fragmentação de atribuições. Considerando a implementação do novo modelo de cargos de provimento em comissão na Administração Pública Municipal, a COGEDI propõe a edição de um curso na modalidade presencial intitulado “Modelagem Organizacional e Cargos em Comissão: Diretrizes e Fundamentos” abrangendo questões que envolvem o processo de modelagem organizacional, modulação de cargos, controle de vagas de cargos em comissão, tipificação de unidades administrativas, melhor detalhamento acerca de suas atribuições e da alocação na estrutura organizacional.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Disseminar diretrizes sobre desenvolvimento institucional na formulação de projetos de reestruturação, compreender sobre as atribuições de cargos de direção, chefia e assessoramento na estrutura organizacional e no processo de modelagem organizacional.
Objetivos Específicos:
- Preparar os treinandos no desenvolvimento da metodologia de modelagem organizacional;
- Compreender os elementos que envolvem o projeto de reestruturação;
- Ampliar a capacidade de atores no processo de modulação de cargos em comissão;
- Assimilar o campo de atuação e atribuições dos cargos de direção/chefia e assessoramento.
CONTEÚDO
Estrutura da Administração Pública Municipal e Modelagem Organizacional.
Organograma.
Nível Hierárquico.
Unidades e Atribuições.
Área “fim” e área “meio”.
Administração Pública Direta e Indireta.
Cargo Público.
Equipamentos Públicos.
Colegiados.
Definição do ato normativo, anexos e modelos.
Cargos Direção, Chefia e Assessoramento.
Funções de Confiança Órgãos de Controle.
METODOLOGIA
PÚBLICO-ALVO
PRÉ-REQUISITO
CARGA HORÁRIA:
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR: Laura Garcia Vieira
Minibio> Coordenadora da COGEDI; bacharel em Gestão de Políticas Públicas; experiência em pesquisas voltada a modelagem, estruturas organizacionais e cargos em comissão de desenvolvimento institucional.
EDUCADOR: Gilberto José Monteiro
Minibio: Assessor III, experiência em Administração Pública nas áreas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional. Escreva em poucas linhas seu local de trabalho, dados sobre experiência docente, profissional e acadêmica. Será divulgado na abertura de inscrição.
EDUCADOR: Elaine Cristina Morini Mello
Minibio Gestor de Projetos, experiência na área de Gestão de Pessoas com foco em administração e desenvolvimento de pessoal e na área de Desenvolvimento Institucional voltada a modelagem, estruturas organizacionais e cargos em comissão.