EMASP
Formações oferecidas pela EMASP 2023
Disseminar a Agenda 2030, além de experiências locais pioneiras na implementação dos ODS;
Capacitar o participante para conhecer e utilizar ferramentas para o monitoramento das metas e indicadores;
Gerar senso de urgência para o desenvolvimento sustentável;
Impulsionar a reflexão crítica sobre as interfaces entre as Relações Internacionais e a formulação de políticas públicas no âmbito local.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO
Introdução: Apresentação sobre o processo de formulação da Agenda 2030 e os 17 ODS no âmbito internacional e a Década da Ação (20 min).
A localização da Agenda 2030: Apresentação sobre cases de implementação local dos ODS por cidades pioneiras como São Paulo, Buenos Aires, Cidade do México e Nova York (40 min).
Um olhar para as metas e indicadores: Apresentação de metas e indicadores e formas de monitorar o avanço (ou retrocesso) dos ODS (20 min).
Como participar: Apresentação sobre formas de participação e controle social da Agenda 2030 local e global (20 min).
Reflexão conjunta: Abrir momento de discussão coletiva sobre a importância da Agenda 2030 e do engajamento social ao redor dos ODS (30 min).
Encerramento: Dúvidas, indicação de sites e fontes e encerramento (20 min).
METODOLOGIA
A oficina combinará momentos expositivos com espaços de discussão horizontal a partir de cada um dos tópicos propostos. Dependendo da quantidade de participantes, poderão ser divididos em grupos menores para discussão, a partir do repertório e conhecimento prévio de cada um no tema. Serão utilizados sites e materiais como apresentação em slides, que serão compartilhados com os participantes ao final da atividade.
PÚBLICO-ALVO
Agentes Públicos Municipais que estejam interessados em conhecer mais a Agenda 2030 e formas de participação na temática.
CARGA HORÁRIA:
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
Minibio: Gabriella Beira é mestre em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP, 2023), com pesquisa sobre localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina, com foco em indicadores de igualdade de gênero. É bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP, 2016), com intercâmbio por mérito acadêmico no Instituto Tecnológico de Monterrey, campus Cidade do México, pelo programa Ibero-Americanas Santander Universidades. Foi assessora técnica na Secretaria Municipal de Gestão (2018-2021), tendo ingressado no setor público como Trainee de Gestão Pública da Vetor Brasil. Atuou como ponto focal da Secretaria no Grupo de Trabalho Intersecretarial para definição de indicadores de monitoramento dos ODS no município. Atualmente, está como Agente de Governo Aberto, programa do qual já participou anteriormente em 2017. Atua como pesquisadora, gestora de projetos e facilitadora.