EMASP

Formações oferecidas pela EMASP 2024

OBSERVASAMPA - OS INDICADORES SOCIAIS NO SETOR PÚBLICO E A EXPLORAÇÃO DA PLATAFORMA - PRESENCIAL

Lançado em 2014, batizado de ObservaSampa é um portal com sistema de indicadores da Prefeitura e da cidade, acompanhado de análises setoriais importantes para a elaboração e avaliação de políticas públicas. Desde seu lançamento, o ObservaSampa apresenta mais de 600 indicadores, muito deles regionalizados em subprefeituras e distritos. Além dessas funcionalidades, a plataforma ObservaSampa abriga os indicadores dos ODS, todos eles distribuídos em eixos temáticos próprios. Trata-se de ferramenta importante para a elaboração, avaliação de políticas públicas e também monitoramento dessas políticas. Atualmente o Observa encontra-se com grande parte de seus indicadores atualizados (80%), isso porque muitos destes indicadores foram elaborados com dados do Censo Demográfico 2000 e 2010 e, portanto, aparecem somente para essas datas.

OBJETIVOS:

Capacitar os agentes públicos municipais a elaborar e interpretar indicadores sociais.

Apresentar aos cursistas o portal ObservaSampa e suas ferramentas de consulta aos dados.

CONTEÚDO:

1 - Dados, Indicadores e Informações;

2 - Definição de Indicadores e classificação, primeira aproximação;

3 - Classificação de indicadores e suas propriedades fundamentais;

4 - Indicadores nas políticas públicas e dicas de elaboração e uso;

5 - Visualização de dados e indicadores;

6 - O trabalho com dados e indicadores na esfera municipal e a trajetória do ObservaSampa na prefeitura

7 - Navegando na plataforma do ObservaSampa

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada.

PÚBLICO-ALVO: 

Agentes Públicos Municipais da PMSP.

PRÉ-REQUISITO:

Agentes públicos da PMSP que desenvolvam trabalhos de consulta de mapas e dados sobre o Município e que já utilizem outras plataformas da prefeitura em suas atividades de trabalho, como o GEOSAMPA. É aconselhável ter algum conhecimento sobre banco de dados, indicadores e variáveis.

CARGA HORÁRIA: 4 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

Nota: - 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Marilia Araujo Roggero

Mini-bio: Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2004. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2009. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado em 2015 com apoio da FAPESP, também no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia. Desde 2016 está na Prefeitura do Município de São Paulo, como coordenadora da plataforma de indicadores da cidade de São Paulo, o ObservaSampa. Em 2022 tornou-se coordenadora de avaliação e gestão da informação, na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, da Secretaria de Governo, a qual é responsável pela gestão do Observatório.

 

EDUCADOR: Fernando Peres Rodrigues

Mini-bio: Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo. Trabalhou em pesquisas do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap-USP) e é membro do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDAC/Cebrap). Na Prefeitura de São Paulo é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) e atua na Coordenadoria de Avaliação e Gestão da Informação da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (CAGI/SEPEP).