EMASP

Formações oferecidas pela EMASP 2024

LINGUAGEM SIMPLES NA PREFEITURA DE SÃO PAULO - EAD

Segundo a Lei Municipal Nº 17.316 de 06 de março de 2020, é preciso garantir que a administração pública municipal use uma linguagem simples e inclusiva em todas suas comunicações.

Dessa forma, é preciso informar e treinar membros da administração pública para serem capazes de simplificar textos de documentação pública de acordo com a Política de Linguagem Simples.

OBJETIVOS:

Capacitar agentes públicos municipais para escreverem e se comunicarem de forma mais simples. 

Capacitar agentes públicos municipais, por meio de formação EAD-Moodle, disponível para qualquer pessoa interessada em aprender técnicas de simplificação da linguagem escrita. 

Apoiar a simplificação de documentos, com atividades práticas. 

Disponibilizar ferramentas práticas e projetos de simplificação para a rede de agentes públicos da prefeitura. 

CONTEÚDO:

Conheça a Linguagem Simples. 

Use a Linguagem Simples. 

Compartilhe a Linguagem Simples. 

Linguagem Simples na Prática na Prefeitura de São Paulo.

- Relato de experiência no processo de aprendizagem e aplicação da Linguagem Simples para elaborar o Caderno do - Orçamento 2024 da Secretaria Municipal da Fazenda

- Relato de experiência sobre a aplicação da Linguagem Simples em Edital de Chamamento Público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

- Relato de experiência sobre a aplicação da Linguagem Simples em Peças Publicitárias da SPTRANS.

METODOLOGIA:

O curso será aplicado através de metodologia virtual, na plataforma Moodle, permeando a prática de leitura do material, instruções com a interação a pessoa cursista e validação em formato de exercícios como forma de assimilar o conteúdo. Para concluir o curso será necessário assistir todas as aulas, fazer as atividades e alcançar a média final de no mínimo 7 pontos.

PÚBLICO-ALVO:

Verba GAP e demais agentes municipais que trabalhem com atendimento.

PRÉ-REQUISITO:

Não há.

CARGA HORÁRIA: 16 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: -

Nota: 7,00

 

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADOR/EDUCADOR:

Nome: Mar Alves [COORDENADOR(A)]

Minibio: Especialista em técnicas de simplificação da linguagem, é assessora de projetos do Lab11 - laboratório de inovação pública da Prefeitura de São Paulo. Coordena o Programa Municipal de Linguagem Simples - primeira política pública do Brasil dedicada ao tema. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalha há 10 anos com processos de aprendizagem e comunicação, e atua com desenvolvimento de adultos desde 2016. É membro fundadora da Rede Linguagem Simples Brasil e faz parte do Linguagem Simples Lab.

Nome: Patrícia Vieira Santos [COORDENADOR(A)]

Minibio: Psicopedagoga Clínica e Institucional. Mestre em Ciências Humanas Interdisciplinar. Graduada em Pedagogia. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Análise do Comportamento Aplicada – ABA. Pós-graduanda de Neuropsicopedagogia e Psicanálise. Assessora Técnica II, integrante da equipe técnico-administrativa e pedagógica da Divisão de Educação Continuada na EMASP - Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo. Educadora Institucional Voluntária na EMASP. Professora universitária, palestrante e tutora de curso superior EAD e escritora de livros sobre o processo de ensino-aprendizagem.

Nome: Bruno Augusto Nonato da Rosa

Minibio: Graduando na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), foi servidor público municipal da cidade de Itatinga na Administração Direta e Indireta e aluno da Escola de Formação Pública (Efp) da Sociedade Brasileira de Direito Público (Sbdp). Atualmente compõe a equipe do Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo - Lab11 apoiando os projetos de Linguagem Simples e a premiação Premia Sampa 2024.

Nome: Gabrielli dos Santos Martins

Minibio: Cientista social e especialista em metodologias de inovação e gestão. Atua há mais de três anos com gestão de projetos e desenvolvimento de metodologias e soluções para diferentes setores e organizações.

Nome: Maria Luiza Vilella

Minibio: Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP, é pesquisadora nas áreas de ciências políticas e antropologia urbana. Entre 2021 e 2023, atuou na Prefeitura de São Paulo com formação cidadã e governo aberto, coordenando os programas e projetos do Núcleo de Formação da Coordenadoria de Governo Aberto (Casa Civil). Atualmente, é diretora do Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo – Lab11 (SEGES). Como voluntária, é educadora e gestora na ONG Crea+ Brasil desde 2022, onde já coordenou processos institucionais de gestão de pessoas, gestão estratégica e captação de recursos.

Nome: Márcia Regina Vieira Aguiar

Minibio: Pós-graduada em Formação de Docentes para o Ensino pela UNINOVE-SP, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela UMC, graduada em Tecnologia em Gestão de Pessoas pela UNIBAN-MC. Atuo desde 2011 na EMASP como Assessor hoje na Divisão de Educação Continuada - DIEC/EMASP e Educador Voluntário Institucional de cursos da Escola de Administração Pública de São Paulo - EMASP.

Nome: Luiz Fernando Bolognesi

Minibio: Auditor Fiscal Tributário Municipal, servidor em SF/COPLAN/DIAPRI, formado em Economia FEA/USP, História PUC/SP, Ator formado pela EAD/ECA/USP, Professor de História Ensino Fundamental II e Português Cursinho Popular Itu/SP, escritor.

Nome: Sandro Luís Palanca

Minibio: Graduado em Ciências Econômicas pela UNICAMP e Direito pela PUC-Campinas, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e Regulação de Telecomunicações pela UnB. Atuou no setor privado por mais de 10 anos. No setor público, integrou a carreira de Especialista/Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no município de São Paulo, onde permanece até o momento. Lotado desde 2017 na Secretaria da Fazenda, exerce o cargo de Diretor da Divisão de Avaliação e Aprimoramento do Gasto Público

e participa ativamente do Orçamento Cidadão, processo destinado a incorporar propostas de munícipes ao orçamento público municipal.

Nome: Fernanda Abreu Taboada

Minibio: Publicitária. Atualmente desenvolvo trabalho na Assessoria de Marketing da São Paulo Transporte – SPTRANS, empresa que gerencia o transporte coletivo por ônibus na cidade. Atuo no setor de criação de informativos operacionais, redes sociais, Jornal do Ônibus e campanhas.

Nome: Cilene Cabral L Buozzi

Minibio: Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Atual Assessora de Marketing da São Paulo Transporte – SPTRANS, empresa que gerencia o transporte coletivo por ônibus na cidade. Responsável pela comunicação com as pessoas que utilizam os serviços por meio de site, redes sociais, Jornal do Ônibus, campanhas, mídia em ônibus, Museu SPTRANS e ações especiais. Tenho 40 anos de experiência em políticas públicas, setor de transporte.

Nome: Laís Vitória dos Santos

Minibio: Gestora de Políticas Públicas (USP) e pós-graduanda em Gestão de Projetos (USP), atua desde 2019 na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), como Assessora do Departamento de Parcerias, participando do planejamento e elaboração de documentos e processos relacionados às parcerias entre o setor público e o Terceiro setor.

Nome: Natalie Deyrmendjian da Silveira

Minibio: Advogada com especialização em Gestão Pública pelo Insper (2022) atua na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania desde 2018. Tem experiência com parcerias entre a Administração Pública e o Terceiro Setor e é uma grande entusiasta e estudiosa da Linguagem Simples e de formas de aproximar o cidadão do poder público.