EMASP

Formações oferecidas pela EMASP 2024

CURSO DE INICIAÇÃO PARA AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS - EAD

Tendo em vista o início do exercício constante de agentes públicos, seja através de concursos, estágios ou programas temporários de residência ou similares e as constantes atualizações que ocorrem no serviço público municipal, é necessário apresentar e atualizá-los sobre os aspectos gerais da PMSP, do serviço público, dos portais, da conduta, dos sistemas e da gestão de pessoas.

OBJETIVOS:

Para os agentes públicos ingressantes, o curso visa apresentar conceitos sobre a cidade, a Prefeitura de São Paulo e o início do exercício. Para tanto ingressantes quanto agentes já atuantes, visa informar sobre os aspectos gerais da PMSP, do serviço público, dos portais, da conduta, de sistemas e da gestão de pessoas. 

CONTEÚDO: 

- Agenda 2030.

- Poder Público Municipal; Organização interna das Secretarias;

- Atualização das estruturas.

- Apresentação da legislação pertinente a criação do ObservaSampa, linha do tempo e navegação na plataforma.

- Informações básicas para novos servidores e novas servidoras.

- Sobre o Estatuto do Servidor.

- Conceito e distinção entre servidores efetivos e comissionados.

- Estrutura do RH na Prefeitura.

- Obrigações Iniciais e Recorrentes.

- Benefícios e Direitos Básicos.

- Remuneração.

- Respeito no Trabalho.

-Onde Buscar Informações e Encaminhar Demandas.

-Introdução ao curso Geosampa.

- Metadados.

- Mapa-Base, Camada, ativação das camadas, escala e zoom.

- O que é ética?

- Ética e Burocracia.

- Ética no Serviço Público e a Constituição Federal de 1988.

- Ética no Serviço Público e Legislação Municipal.

- Conflito de Interesses.

- Conceitos, definições legais, exemplos teóricos e reais de assédio sexual e moral.

- Viabilização do assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.

- Canais de denúncia.

- Instrumentos internos para o planejamento de ações voltadas à transparência de seus dados municipais.

- Visão geral dos portais da PMSP.

- Portais Institucionais e o ITA - Indicador de Transparência Ativa.

- Portal da Transparência.

- Portal de Dados Abertos.

- GeoSampa.

- Programa de Metas 2021-2024: característica, estrutura, etapas de formulação, participação social, reformulação e monitoramento.

- São Paulo no período colonial (1554 - 1822): o duplo sentido da colonização portuguesa, econômico-social e religioso-militar.

- A presença jesuítica e a implantação do colégio.

- O ciclo das bandeiras (1620).

- O ciclo do ouro (final do séc XVII);

- A ocupação urbana no decorrer do império (1822- 1889).

- A cidade nos primeiros tempos da república.

- São Paulo na república velha e as contradições de uma cidade hierárquica: Ausência de uma visão urbanística sistêmica.

- Governo provisório e os anos 30.

- Os anos 40 e as redefinições políticas.

- Conceitos básicos sobre controle da Administração Pública;

- A estrutura e as funções do controle no Município de São Paulo;

- A estrutura e as funções da Controladoria Geral do Município.

 

METODOLOGIA:

Curso virtual com atividades assíncronas. A transmissão dos vídeos gravados será via Moodle e a nota mínima para aprovação do curso é 7 - sete.

PÚBLICO-ALVO:

Agentes públicos da PMSP, preferencialmente os ingressantes, seja através de concursos, estágio ou modalidades temporárias como residentes e similares, efetivos ou comissionados. 

PRÉ-REQUISITO: 

Ser agente público da PMSP (servidor efetivo ou comissionado, estagiário, residente ou similares).

CARGA HORÁRIA: 16 horas

AVALIAÇÃO: 

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: -

Nota: 7

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADOR/EDUCADOR: Jaqueline Primiani Mol

Minibio: Diretora da Divisão de Tecnologias Educacionais da SEGES/EMASP. Formada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduada em Design Instrucional.

COORDENADOR/EDUCADOR: Mariana Moutinho Monteiro De Messas

Minibio: Diretora da Divisão de Educação Continuada da SEGES/EMASP, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Docente convidada na Universidade Nove de Julho.

 

EDUCADOR: Ricardo de Almeida Marchiori

Minibio: Cientista social com experiência em políticas públicas e planejamento estratégico no setor público, terceiro setor e iniciativa privada. Mestre em Filosofia pela USP na temática de meio ambiente, sociedade e conhecimento científico. Especialista em Gestão Pública pelo Insper.

EDUCADOR: Laura Garcia Vieira

Minibio: Coordenadora da COGEDI; bacharel em Gestão de Políticas Públicas; experiência em pesquisas voltada a modelagem, estruturas organizacionais e cargos em comissão de desenvolvimento institucional

EDUCADOR: Marilia Araujo Roggero

Minibio: Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2004. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2009. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado em 2015 com apoio da FAPESP, também no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia. Desde 2016 está na Prefeitura do Município de São Paulo, como coordenadora da plataforma de indicadores da cidade de São Paulo, o ObservaSampa. Em 2022 tornou-se coordenadora de avaliação e gestão da informação, na Secretaria

EDUCADOR: Silvio Cesar Lima Ribeiro

Minibio: Engenheiro Agrimensor (UFV, 1990), mestre em Geoprocessamento (POLI-USP, 1995), doutor em Cartografia Digital (POLI-USP, 2019). Experiência docente em cursos de graduação (Engenharias, Oceanografia, Tecnologia Ambiental) de 1997 a 2013. Atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, geoprocessamento, cartografia digital, sensoriamento remoto e modelos digitais do terreno. Servidor efetivo na PMSP desde 1991.

EDUCADOR: Amanda Mendes de Sousa

Minibio: Bacharel em Geografia (2015), Especialista em Geoprocessamento (2018) e mestranda em Geociências (2019-2022), com experiência acadêmica na área geotecnologias, com ênfase no uso de VANT e geoprocessamento aplicados à gestão de risco de desastres naturais. Ingressou em 2012 na Prefeitura de São Paulo. De 2012 a 2019

atuou com gestão e gerenciamento dos riscos ambientais urbanos, mapeamentos de risco, articulação interfederativa para discutir gestão de risco, geotecnologias aplicadas em monitoramento. De 2019 até a presente data compõe o corpo técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento atuando na gestão do Sistema de Informações Geográficas.

EDUCADOR: Steffano Esteves de Vasconcelos

Minibio: Engenheiro civil pela POLI-USP com dupla formação em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2020). No primeiro semestre de 2021, atuou como auxiliar de pesquisa no Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Entrou para a equipe do GEOINFO na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento em julho de 2021, depois de ter feito estágio no mesmo departamento entre outubro de 2019 e julho de 2020.

EDUCADOR: Ciça Lessa (Ana Cecília)

Minibio: Ciça Lessa é mestre em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Antes de atuar na Administração Pública, seguiu carreira como jornalista especialista em adolescência. Foi gestora em organizações sociais ligados à área de Direitos da Criança e do Adolescentes, tendo desenvolvido projetos de Comunicação, Advocacy e Mobilização em parceria com o Conselhos Nacional de Direitos da Criança (CONANDA). Foi coordenadora na Secretaria Municipal de Cultura por 4 anos, período em que foi responsável pelo Programa VAI e Fomento à Cultura da Periferia. Em 2022, assumiu como Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG), atuando desde então na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES). Atua na equipe responsável pela CLIC |Central de Informações e Apoio da COGEP/SEGES, plataforma que tem como pressuposto a aplicação da a Linguagem Simples e como objetivo central a comunicação ágil com os servidores e o apoio efetivo e permanente às unidades setoriais de Recursos de Humanos.

EDUCADOR: Wagner Gomes Salomão

Minibio: Advogado. Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atual Diretor de Promoção da Ética da Controladoria Geral do Município de São Paulo

EDUCADOR: Beatriz Oliveira Alves

Minibio: Graduanda em direito pela Universidade de São Paulo. Assessora da Divisão de Promoção de Ética e Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo

EDUCADOR: Maria Paula Calanzani Rocha

Minibio: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Assessora da Coordenadoria de Promoção da Integridade na Controladoria Geral do Município.

EDUCADOR: Leonardo Galardinovic Alves

Minibio: Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental atuante na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias. É formado em Politicas Públicas pela Universidade Federal do ABC.

EDUCADOR: Thulio Manoel Costa de Oliveira

Minibio: Bacharel em Ciências e Humanidades, Políticas Públicas e Relações Internacionais pela UFABC, e mestrando em RI pela mesma universidade. Desde 2016 está na Controladoria Geral do Município, e assumiu o cargo de Diretor de Transparência Ativa em 2020.

EDUCADOR: Pedro Phelipe Pereira Alves

Minibio: Pedro Phelipe Pereira Alves é graduado em história pela Universidade de São Paulo e atua em núcleos educativos de instituições culturais desde 2017. Com uma trajetória de formação e de atuação interdisciplinar, seus principais interesses envolvem os temas de história da arte, da arquitetura, estudos de cultura popular e história indígena.

EDUCADOR: Patrícia Ribeiro Pereira

Minibio: Auditora Municipal de Controle Interno, possui formação em Comunicação Social e Direito.