EMASP
Formações oferecidas pela EMASP 2024
A capacitação dos Agentes Públicos Municipais é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e atender às necessidades emergentes no cotidiano profissional. Nesse contexto, os Agentes do Governo Aberto desempenham um papel crucial ao promover debates sobre temas atuais e indispensáveis para a formação profissional e o aprimoramento de habilidades. Em particular, a capacitação voltada para tecnologias é essencial para melhorar a tomada de decisões e automatizar atividades, resultando em uma prestação de serviços mais eficiente e eficaz nos equipamentos da Prefeitura de São Paulo.
OBJETIVOS:
Como compreender e analisar dados. Como aplicar uma metodologia para analisar dados. Como criar um dashboard no LookerStudio. Como tomar decisões utilizando os dados.
CONTEÚDO
A oficina será dividida em duas partes: uma parte teórica e outra prática, visando proporcionar aos participantes um amplo aprendizado sobre o uso de dados no cotidiano.
Bloco 1 (2 horas): Nesta primeira etapa, os participantes serão introduzidos à importância do uso de dados no dia a dia, com exemplos práticos de como as decisões de compra e as influências baseadas em dados digitais afetam nossas vidas. Será apresentado o conceito de dados abertos e dados públicos, com demonstrações de plataformas que já disponibilizam esses dados, como o Portal da Transparência, o Portal Brasileiro de Dados Abertos, o Transparência SP, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Além disso, será abordada a Lei de Acesso à Informação (LAI), explicando o seu propósito e fornecendo um exemplo prático de como solicitar dados por meio do Fala BR e do e-SIC. No início do Bloco 1, os participantes serão convidados a compartilhar suas percepções sobre a utilização de dados por meio do Mentimeter. Ao final do bloco, faremos uma nova interação para avaliar o quanto suas perspectivas se ampliaram em relação ao uso dos dados públicos.
Bloco 2 (2 horas): Nessa segunda parte, passamos para a prática da oficina. Utilizaremos o portal de dados abertos do município de São Paulo (http://dados.prefeitura.sp.gov.br/)
e exploraremos a base de dados de assistência e desenvolvimento social, onde faremos o download dos arquivos referente a esses temas (população de rua e merenda escolar). Em seguida, analisaremos os dados históricos no SpreadSheets (ferramenta online do google de planilhas) e utilizaremos o Looker Studio para criar visualizações e responder a uma série de perguntas que irão ajudá-los a tomar melhores decisões.
Durante a prática, os participantes aprenderão a realizar o download de bases de dados públicas, a compreender as informações contidas nessas bases, a importar os dados para o Looker Studio, além de manipulá-los e criar gráficos e relatórios. Com essas habilidades, os participantes poderão realizar pesquisas e produzir relatórios em uma linguagem acessível à população em geral, tanto em seus ambientes de trabalho como em seu dia a dia.
METODOLOGIA
A metodologia da oficina combina aulas expositivas dialogadas, consulta e pesquisa na plataforma de Dados Abertos do Município de São Paulo e a construção de um relatório com dados de assistência e desenvolvimento social no Looker Studio.
Para iniciar, será realizada uma breve apresentação do instrutor, seguida de uma dinâmica interativa no Mentimeter, na qual os participantes poderão expressar suas ideias e expectativas em relação ao uso dos dados públicos. Essa atividade permitirá uma troca inicial de informações e perspectivas entre os participantes.
Após a explicação do bloco 1, faremos outra dinâmica no Mentimeter para avaliar o quanto os participantes se sentem mais capacitados agora para utilizar os dados abertos em diferentes áreas. Será aberto um espaço para que os participantes compartilhem suas respostas e comentários sobre o assunto.
Durante toda a apresentação dos dados abertos e os ambientes nos quais essas informações serão extraídas, utilizaremos slides como suporte visual. Quando chegar o momento de utilizar o Looker Studio, faremos isso de forma colaborativa, seguindo as orientações do instrutor. Essa abordagem imersiva e prática visa proporcionar um melhor entendimento sobre a utilização de plataformas tecnológicas.
Dessa forma, a metodologia da oficina busca envolver os participantes por meio de atividades interativas, diálogos e práticas guiadas, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor.
Ao final cada um dos participantes terá acesso a um material PDF, mostrando o passo a passo de criar uma visualização no Looker Studio, será disponibilizado o link para eles baixarem e poderem recriar a prática em aula com mais tempo.
Para certificação o cursista deverá participar 100% da formação. O evento será gravado e a inscrição e participação nele, incorrerão na aceitação tácita da gravação.
PÚBLICO-ALVO
CARGA HORÁRIA:
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADOR/EDUCADOR:
Minibio: Graduando em Direito pela Universidade da Cidade de São Paulo, foi estagiário da Fundação Vanzolini em Gestão de Tecnologias Aplicadas a Educação, atualmente como Assessor Técnico na Secretaria de Casa Civil da Cidade de São Paulo, um dos responsáveis pelo setor de formação e capacitação de sociedade civil, nas pautas de Governo Aberto, o Núcleo de Formação em Governo Aberto.
EDUCADOR: Lilian Boccia
Minibio: Ativista pelos dados abertos e tenho 8 anos de experiência na área de dados, uso conceitos do mercado para criar análises com dados públicos e para que as políticas públicas sejam construídas com base em dados do setor público.
Já fui agente de governo aberto na mesma categoria em 2021, onde tivemos mais de 345 pessoas participando das oficinas. Atualmente trabalho como Engenheira de Dados Sênior no Nubank, tenho experiência na alfabetização de dados, análise de dados, visualização de dados e engenharia de dados. Fui convidada pela prefeitura de Mogi das Cruzes para palestrar no Open Data Day sobre alfabetização em dados públicos.
Fui professora convidada a lecionar uma aula aberta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sobre a criação de projetos de dados utilizando as bases públicas do governo federal e já fiz uma formação para 120 mulheres com duração de 3 meses sobre coleta, armazenamento, análise e visualização com dados públicos.