EMASP

Formações oferecidas pela EMASP 2024

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO

As metodologias e ferramentas de planejamento têm sido percebidas cada vez mais como indispensáveis para garantir a efetividade das políticas públicas. Neste sentido, faz-se necessário que os servidores que atuam com planejamento compreendam o conceito de estratégia em organizações públicas e os modelos teóricos de planejamento estratégico; experimentem os conceitos de construção e tradução da estratégia e elaborem planos de gestão estratégica. 

OBJETIVOS:

Propiciar o aprofundamento sobre conceitos, ferramentas e metodologias de planejamento estratégico no setor público.

CONTEÚDO

·         Pensamento estratégico e análise do contexto político municipal? 

·         Construção da estratégia 

·         Planejamento como cenarização de longo prazo?? 

·         Planejamento estratégico situacional? 

 

 

METODOLOGIA

A partir da apresentação de casos concretos da prefeitura de São Paulo, propiciar o aprofundamento de conceitos e a reflexão sobre as ferramentas e metodologias mais adequadas para o planejamento estratégico na Prefeitura de São Paulo. Serão 5 encontros presenciais de 3 horas, além de 5 horas de leitura e atividade extra-classe

PÚBLICO-ALVO 

APPGGs e demais agentes públicos municipais que atuem com planejamento. 

 

CARGA HORÁRIA: 20 horas          

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 75%.

Conceito mínimo: Bom

 

Nota: 7.0

 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: CIBELE FRANZESE

Minibio: Graduou-Se em Direito pela Universidade De São Paulo, é Mestre e Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP, com Estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Federalismo da Universidade De Kent, Inglaterra. Foi Secretária Adjunta de Gestão Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Professora e Pesquisadora na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Leciona e pesquisa nas Áreas de Gestão Pública, Gestão de Pessoas no Setor Público, Federalismo de Relações Intergovernamentais.