EMASP
Formações oferecidas pela EMASP 2024
SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS 2024 - CONSEGOV
Diante da urgência da temática de mudanças climáticas, as escolas de governo da Prefeitura de São Paulo sentiram-se provocadas a organizar um Seminário sobre esta temática.
OBJETIVOS:
Fortalecer a integração da agenda de mudanças climáticas nas políticas públicas municipais, por meio da sensibilização, capacitação e engajamento de servidoras e servidores públicos, fomentando uma cultura de ação climática inovadora e colaborativa.
CONTEÚDO
9h - Café de Boas-Vindas
9h30 - Abertura Institucional
• Falas dos Secretários
9h50 - Mesa 1
A ascensão da pauta de mudança climática na agenda governamental
(Mediador: José Carlos Paludeto - Coordenador da UMAPAZ)
• Laura Ceneviva
• José Willian da Silva
• Ricardo Almeida Marchiori
11h20 - Mesa 2
Ação Climática no Município de São Paulo
(Mediador: Roberto Angotti - Diretor do CEJUR)
• Laura Ceneviva
• André Previato
• Osmary Porto
14h - Mesa 3
Ações de mitigação e adaptação já implementadas na Cidade de São Paulo
(Mediador: Ricardo Panato - Diretor Presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP)
• Osmario Ferreira
• Telines Basilio
• Daniele Minussi
16h - Mesa 4
Desafios para a ação climática sob o tripé da sustentabilidade
(Mediador: Josiane Motta e Motta - Diretora da Escola Municipal de Saúde)
• Gisela Coelho Nascimento
• Thaís Brianezi
• Debora Sotto
18h - Encerramento
METODOLOGIA
A metodologia utilizada no seminário é a de mesas de debate com especialistas, seguida de discussão aberta mediada por membros das escolas de governo. Cada mesa aborda um tema específico relacionado a mudanças climáticas, com a participação de especialistas de diferentes setores da sociedade:
Governo: Representantes de Secretarias Municipais e Prefeituras.
Setor Privado: Empresas com ações relacionadas à temática ambiental.
Sociedade Civil Organizada: ONGs e outras organizações atuantes na área
Universidade: Pesquisadores e professores com expertise no tema.
A dinâmica de cada mesa inclui:
Exposição inicial dos especialistas: Cada debatedor apresenta seu ponto de vista e experiências sobre o tema da mesa (20 minutos para cada).
Debate mediado: Um representante de uma escola de governo municipal conduz um debate aberto, estimulando a interação entre os participantes da mesa e a plateia (20 minutos).
Essa metodologia visa promover um olhar panorâmico sobre os desafios da ação climática, fomentando o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes atores sociais envolvidos.
PÚBLICO-ALVO
CARGA HORÁRIA:
AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom
MINIBIO DOS EDUCADORES
COORDENADORA: JULIANA HELENA BONAT
Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (2016) e especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2011). Graduou-se em Letras-Português (licenciatura) pela Universidade de Brasília (2006). É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, desde 2016, tendo atuado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (2017-2021) e na Secretaria Municipal de Educação (2022-2023). Atualmente é Diretora de Educação Continuada na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo.
MEDIADORES:
CONRADO VALENTINI TRISTÃO
Doutorando em Direito e Desenvolvimento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Coordenador da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP).
JOSÉ CARLOS DA SILVA PALUDETO
Graduado em Direito pela FIG-UNIMESP (2013) e diversas pós-graduações em áreas como Direito Processual Civil, Direito Médico e Biodireito, Regulação da Saúde Suplementar, entre outras. É advogado e sócio fundador da Paludeto Advocacia e Consultoria Jurídica, além de membro fundador e conselheiro fiscal da ABRAS. Atuou em diversos cargos na OAB/SP, incluindo presidente da Comissão da Jovem Advocacia. Na Unimed Guarulhos, ocupou funções de atendimento ao cliente, analista de atendimento e advogado, contribuindo para a criação do setor de Movimentação Cadastral e liderando o atendimento presencial. Foi responsável pelo setor de credenciamento e se especializou em regulamentação da saúde suplementar. Também foi Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo, com ampla experiência em saúde suplementar e gestão de qualidade. Atualmente, é coordenador da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
ROBERTO ANGOTTI JÚNIOR
Profissional com vasta experiência jurídica, com formação acadêmica sólida em Direito e Economia. Sua trajetória inclui cargos de liderança em órgãos públicos, como Procurador do Município de São Paulo e Procurador Assessor Técnico da Procuradoria-Geral do Município. Além disso, Roberto se destaca como professor em cursos preparatórios para concursos e instituições renomadas, como a Universidade Anhanguera e a Escola Superior de Direito Público Municipal da PGM/SP. Sua expertise em diferentes áreas do Direito, aliada à sua atuação como docente e gestor, consolida sua posição como um profissional respeitado e reconhecido no campo jurídico.
RICARDO PANATO
Advogado especialista em Gestão Pública com vasta experiência no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), onde atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas. Sua trajetória no TCM-SP inclui também os cargos de Secretário-Geral e Assessor Jurídico Chefe de Controle Externo, demonstrando sua dedicação à administração pública. Panato possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialização em Gestão Pública pelo Insper, complementando sua formação com conhecimentos em Direito Administrativo, Assuntos Governamentais e Redação Jurídica.
JOSIANE MOTTA E MOTTA
Médica com ampla experiência em gestão hospitalar e ensino. Doutora e mestre em cardiologia pela UNINOVE possui especializações em terapia intensiva e cardiologia. Sua trajetória profissional inclui a direção técnica do Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, a coordenação médica do Hospital Municipal Frei Paulo e a supervisão do internato médico na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente, Josiane atua como Diretora da Escola Municipal de Saúde de São Paulo, buscando promover a excelência na formação de profissionais da saúde. Além de sua prática médica, é autora do livro "Sobrevida", demonstrando seu compromisso com a educação e a difusão do conhecimento.
PALESTRANTES:
RICARDO DE ALMEIDA MARCHIORI
É cientista social pela USP. Suas pesquisas adotam o enfoque dos estudos sociais da ciência e tecnologia, buscando compreender as relações entre conhecimento científico, políticas públicas e sociedade. É mestre em antropologia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, onde defendeu dissertação o Painel Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da ONU. Possui especialização em Gestão Pública pelo Insper, onde apresentou monografia sobre políticas de desenvolvimento rural sustentável no município de São Paulo. Profissionalmente, atuou por 5 anos na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania com planejamento e a implementação do Selo Municipal de Direitos Humanos. Possui experiência com advocacy no terceiro setor e foi consultor da Macroplan entre 2021 e 2023, atuando com governos e terceiro setor.
Atualmente é assessor técnico da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias/Secretaria de Governo, onde é responsável pela frente da Agenda 2030 e da Comissão Municipal ODS.
LAURA LUCIA VIEIRA CENEVIVA
Coordenadora da Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Ex-Secretária Executiva do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia e do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas – COMFROTA, ambos do Município de São Paulo. Laura é arquiteta e urbanista, mestre em Ciências em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de São Paulo e especialista em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, na Alemanha do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas mais limpas.
JOSÉ WILLIAM DA SILVA
Paulistano nascido no bairro do Brooklin é educador ambiental atuante desde 2015, iniciando seus trabalhos no plantio comunitário de árvores para recuperação de ambientes degradados na região do Grajaú SP. Em parceria com diversos coletivos, ampliou sua atuação no território até que começou a fazer parte do corpo diretivo da ONG Meninos da Billings, onde atualmente é vice-presidente e coordenador de ações ambientais. Cursou a faculdade de Biologia na Unisul, de Tubarão-SC. Will também atua profissionalmente na área de jardinagem, onde coordena 3 viveiros comunitários nos bairros de Grajaú e Parelheiros.
ANDRÉ PREVIATO
Profissional experiente em políticas públicas com foco em desenvolvimento sustentável e estratégia política. Possui experiência em assessorar líderes políticos, desenvolver projetos de engajamento em redes e realizar avaliações e assessoria jurídica em conformidade com o direito da concorrência. Sua experiência abrange diferentes setores, incluindo o público, o privado e organizações internacionais, se destaca por sua capacidade de engajar diferentes públicos e promover a colaboração e a diversidade. Previato é impulsionado por construir uma sociedade mais equitativa e sustentável.
OSMANY PORTO DE OLIVEIRA
Pesquisador e professor de Ciência Política com foco em políticas públicas e relações internacionais. Com Doutorado pela Université de la Sorbonne Nouvelle e pela USP, ele é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e atua na UNIFESP e na USP. Suas pesquisas se concentram na difusão de políticas públicas, incluindo o Orçamento Participativo, governança participativa, transferência de políticas e o papel de atores internacionais na implementação de políticas. Ele é autor de diversos livros e artigos sobre o tema, além de ser editor associado da revista Policy Sciences, membro de conselhos editoriais e coordenador da Global Platform on Policy Diffusion and Development Cooperation.
OSMARIO FERREIRA DA SILVA
Profissional multifacetado com ampla experiência em segurança pública, atuando como Oficial da PM-SP desde 1994. Sua busca por conhecimento o levou a uma formação sólida, incluindo graduações em Direito e Ciências Policiais, e diversas especializações. Além de sua carreira na PM, ele se destaca como docente, palestrante e especialista em Compliance e gestão de riscos, com foco em resiliência. Sua vasta experiência, aliada a suas habilidades de comunicação e gestão, o consolidam como um profissional que busca contribuir para o sucesso de organizações, impulsionando resultados e objetivos no ambiente de negócios.
DANIELE MINUSSI
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Belas Artes, a arquiteta dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos sustentáveis que ressignificam a relação entre arquitetura, arte e design. Seu interesse pela temática da sustentabilidade nasceu em 2018, durante seu trabalho na Ecovila Vargem Grande e sua pesquisa de campo "A Cultura do Lixo", que a levou a produzir o documentário "Lixo Mutante". Em busca de soluções para os desafios da gestão de resíduos, fundou o Estúdio UBÁ, focando em permacultura e bioconstrução. Sua trajetória profissional inclui a direção de criação no escritório de urbanismo Farah Service, onde contribuiu para a revitalização do Rio Pinheiros e outros projetos de melhoria urbana em São Paulo. Atualmente, continua com o Estúdio UBÁ, desenvolvendo projetos inovadores que unem a estética à sustentabilidade, buscando transformar o olhar sobre o mundo e construir um futuro mais verde.
GISELA COELHO NASCIMENTO
Engenheira civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; mestre em Hidráulica, na área de concentração de Recursos Hídricos; Professora na Faculdade de Arquitetura Belas Artes, Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi e da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; engenheira da Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo de 1985 a 1995; diretora da Hydrosphera Engenharia Ambiental de 2003 a 2013; analista de infraestrutura no Ministério da Integração Nacional de 2013 a 2016; atualmente é Auditora de Controle Externo do TCM.
THAÍS BRIANEZI
Pesquisadora e educadora com vasta experiência em comunicação, educação ambiental e educomunicação. Graduada em Jornalismo pela USP, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM e doutora em Ciência Ambiental pela USP, Brianezi atua como professora na ECA/USP e pesquisadora no NCE e Labidecom. Sua atuação se estende além da academia, com a presidência do FunBEA, conselheira da Action Aid Brasil e participação em diversos conselhos e grupos de trabalho, como a Anppea, ABPEducom, SECLIMA, além de ser editora adjunta da revista Ambiente Sociedade. Brianezi é uma figura central na discussão sobre educação ambiental e climática, dedicando-se atualmente a pesquisas que exploram o papel da educomunicação na educação climática na educação básica brasileira, em parceria com o professor Ismar Soares de Oliveira, através de um projeto financiado pela Fapesp.
DEBORA SOTTO
Pesquisadora e advogada brasileira com uma vasta experiência em direito urbanístico e ambiental, dedicada à construção de cidades mais justas, resilientes e sustentáveis. Sua trajetória acadêmica, incluindo um doutorado em Direito Urbanístico e pós-doutorados em saúde pública e estudos avançados, se complementa com sua experiência profissional como Procuradora do Município de São Paulo e advogada especialista. Atualmente, ela atua como pesquisadora e professora, desenvolvendo projetos que buscam soluções para a crise climática e a descarbonização urbana no Brasil. Sua expertise abrange planejamento urbano, políticas públicas, direito ambiental, mudanças climáticas e cidades resilientes, sendo uma especialista reconhecida por sua produção acadêmica e compromisso com um futuro urbano mais sustentável.
TELINES BASÍLIO
Líder renomado no movimento de reciclagem e gestão de resíduos no Brasil, com mais de duas décadas de experiência. Começando como catador, ele ascendeu a cargos de gestão em cooperativas, incluindo a direção da COOPERCAPS, uma das maiores da América Latina. Sua trajetória é marcada pela implementação de centrais mecanizadas de triagem e pela criação de projetos de impacto social e ambiental, além de sua atuação como consultor e palestrante. Sua expertise em gestão ambiental e sua paixão por promover a profissionalização dos catadores o consagraram como um agente de transformação social e ambiental, inspirando a construção de um futuro mais sustentável.