EMASP

GEOSAMPA – OFICINA DE APLICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E GEOESPACIAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

PROJETO PEDAGÓGICO

1. JUSTIFICATIVA

Considerando a publicação do novo portal e sobretudo, o aperfeiçoamento da funcionalidade Geosampa Mapas, é fundamental capacitar os servidores na utilização dessas informações e ainda, integrá-los no processo de gestão de informação e transparência necessários a melhoria da gestão pública. A partir do Geosampa, o usuário poderá acessar o catálogo completo de metadados, conhecer e acessar algumas das principais ferramentas de geoprocessamento e participar de discussões com outros usuários.

2. OBJETIVOS
Apresentar o GEOSAMPA com seu conteúdo, suas aplicações e também capacitar os usuários na navegação dos mapas e à consulta de dados, mostrar na pesquisa de informações e atributos, a realização de download de mapas, croquis e imagens, como também a consulta de metadados, finalizando com a oficina e o uso das ferramentas MDC.

3. CONTEÚDO
o Visão geral do Geosampa
o Apresentação do conteúdo do Geosampa
o Instrução sobre a navegação no portal (notícias, fóruns, links, normatização e ferramentas)
o Instrução sobre consulta do catálogo de metadados
o Apresentação das ferramentas do mapa
o Apresentação das camadas de informação/conteúdo do mapa
o Utilização de exemplos práticos para assimilação do conteúdo, dúvidas e esclarecimentos

4. METODOLOGIA
Aula prática para a manipulação da ferramenta MDC. Exposição dialogada e apresentação de casos práticos.

5. PÚBLICO ALVO
Turma com foco nos Gerentes de Praça de Atendimento, Coordenadoria de Obras (CPO), Desenvolvimento Urbano (CPDU) e Supervisão de Habitação das subprefeituras, com validação para eventos de carreira para servidores de níveis básico, médio e universitário.

6. CARGA HORÁRIA: 8 h

7. RECURSOS

7.1. Humanos: Instrutores da EMASP
7.2. Materiais: Computadores desktop conectados a rede interna
7.3. Físicos: Laboratório de informática, equipado com cerca de 20 computadores, com projetor multimídia

8. AVALIAÇÃO
8.1. Discente: Freqüência 100% e conceito BOM
8.2. Docentes: Questionário padrão EMASP