Secretaria Municipal de Gestão
Quem somos
O Arquivo Público Municipal Jornalista Paulo Roberto Dutra – ARQUIP – é o órgão central do Sistema de Arquivos do Munícipio de São Paulo e atua como instância normativa na área de gestão de documentos públicos. Têm como missão garantir o funcionamento da estrutura arquivística, definindo procedimentos operacionais, propondo políticas públicas de gestão documental, assegurando o controle, a preservação e o acesso aos documentos sob sua custódia em todas as três fases do ciclo documental: corrente, intermediário e permanente. Tem sob a guarda processos desde o ano de 1936.
O Arquip também acompanha os processos de consolidação e sistematização referentes ao acesso à informação e à transparência municipal, propondo diretrizes, princípios, normas e procedimentos padronizados para publicação no Diário Oficial da Cidade.
O Arquip é formado pela Coordenação de projetos, por duas divisões: Divisão de Gestão do Sistema de Arquivos do Município e Divisão de Gestão Documental, cada uma delas contendo 04 núcleos, conforme segue:
I - Coordenação de Projetos
II - Divisão de Gestão Documental
a) Núcleo de Gestão dos Sistemas de Documentos
b) Núcleo de Normas e Procedimentos
c) Núcleo de Orientação às Equipes de Gestão Documental
d) Núcleo de Publicação Oficial e Comunicação
III - Divisão de Gestão do Sistema de Arquivos do Município
a) Núcleo de Avaliação Documental
b) Núcleo de Difusão e Atendimento
c) Núcleo de Gestão de Processos Encerrados
d) Núcleo de Preservação Digital