Subprefeitura Jaçanã Tremembé

Terça-feira, 8 de Abril de 2025 | Horário: 11:01
Compartilhe:

Audiências públicas híbridas seguem durante esta semana discutindo a cidade por eixos temáticos do Programa de Metas

Instrumentos de gestão estão sendo apresentados e discutidos com a sociedade; contribuições poderão ser feitas também por meio da plataforma do Participe +

As audiências públicas híbridas para contribuições ao Programa de Metas 2025-2028, o Plano Plurianual 2026-2029, o Orçamento Cidadão e os Planos de Ação das Subprefeituras seguem até o dia 7 de maio. Nesta terça-feira (8), será tratado o eixo Universo SP, que aborda infraestrutura, meio ambiente, habitação e requalificação urbana. 

Na quarta (9), é a vez do eixo Viver São Paulo, que receberá contribuições de segurança, saúde, educação, proteção social, cultura, esporte e lazer. E na quinta (10), acontecem as discussões dos eixos Cidade Empreendedora e Capital do Futuro sobre economia criativa, qualificação profissional, empreendedorismo, inovação, transparência e governo ágil e acessível a todos. 

A partir da próxima semana (14), iniciam-se as participações nas 32 subprefeituras da cidade. Nelas, estes instrumentos de gestão serão apresentados e discutidos com a sociedade. As contribuições poderão ser feitas também no formato on-line, por meio da plataforma do Participe + até o dia 11 de maio. 

“O Programa de Metas 2025-2028 é um conjunto de ações e compromissos do prefeito para os próximos quatro anos da cidade”, afirma Cibele Molina, secretária executiva de Entregas Prioritárias e Informações Estratégicas. As metas possuem objetivo específico, indicadores e orçamento para o quadriênio desta gestão. A íntegra e o calendário das audiências podem ser acessados pelo cidadão por meio do site Programa de Metas

Após o período de audiências, as equipes técnicas da Secretaria são responsáveis pela análise técnico-financeira das devolutivas que serão dadas à sociedade. Conforme Lei Orgânica do município, artigo 69 A, a versão final do Programa de Metas deve ser entregue em 30 de setembro de 2025. Também são previstas revisões programáticas a cada dois anos e monitoramento da execução das ações divulgadas semestralmente.

Nas mesmas audiências, os participantes também poderão discutir o Plano Plurianual 2026-2029, o Orçamento Cidadão do ano seguinte e os Planos de Ação das Subprefeituras. 

Entenda o que são:
Plano Plurianual –
 PPA - é o planejamento central de governo do Prefeito recém-eleito e determina a orientação estratégica e suas prioridades traduzidas em programas e ações. A elaboração e apresentação à Câmara Municipal acontecem sempre no primeiro ano de mandato do Prefeito e sua vigência tem início no segundo ano de mandato até o primeiro ano da gestão seguinte. Para os municípios, a entrega do Projeto do PPA deve ocorrer até 30/set do primeiro ano do mandato e são duas audiências públicas na Câmara, além das conduzidas pelo Executivo, até a votação. Os trabalhos legislativos do ano não podem ser encerrados sem a aprovação do PPA. Neste caso, trata-se do PPA 2026-2029.
 
Orçamento Cidadão: É o espaço para colher as contribuições da população na definição do orçamento da Prefeitura através do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
 
Planos de Ação das Subprefeituras: Os Planos de Ação das Subprefeituras estão previstos no Plano Diretor Estratégico e têm como objetivo priorizar ações e investimentos para ocorrerem de forma articulada nos territórios de cada subprefeitura. 
 
Contribuições pelo Participe+ (Consultas Públicas)
De 07 de abril a 11 de maio
https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/

As audiências podem ser acompanhadas pelo site do programa de metas

https://programademetas.prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens