Subprefeitura Jaçanã Tremembé
Faltam poucos dias para a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo
Sob o tema "Igualdade e Democracia e Justiça Social”, a Prefeitura de São Paulo promove a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, nos dias 25, 26 e 27 de abril, no CEU Aricanduva, na zona leste da cidade de São Paulo. A programação contará com palestras, em painéis temáticos, mesas de debate e momentos de escuta ativa. A V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é aberta a todos os interessados nas pautas de orientação antirracista. A inscrição pode ser feita no local, no dia 25/04, primeiro dia do evento, a partir das 18h.
A organização é da Secretaria Executiva e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, vinculadas à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Sobre a importância do evento, a Secretária Executiva Adjunta, Elaine Gomes de Lima, afirma que a Conferência tem a função de debater temas do cotidiano que afetam a população negra, população indígena, quilombolas e povos ciganos como a educação, empreendedorismo, saúde, negócios, e, principalmente, a violência.
A proposta da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é a de ser um espaço de diálogo, de construção coletiva e de fortalecimento de políticas públicas voltadas para equidade racial. O evento reunirá lideranças de coletivos, ativistas, pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil.
Fazem parte do programa três eixos de discussão, sendo que o eixo 1, Democracia, trata da pauta de representação da população negra nos legislativos e em espaços do poder público, o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), justiça climática e a superação do racismo ambiental.
No eixo 2, Justiça Racial, serão debatidas propostas de políticas públicas para a saúde da população negra, a garantia dos direitos culturais da população negra, trabalho digno, renda justa e igualitária, segurança pública, sistema de justiça e sistema carcerário, desafios no enfrentamento de violência, entre outros temas, como a violência contra as mulheres negras e a comunicação antirracista.
O eixo 3, Reparação, vai abordar temas como política tributária e população negra, povos indígenas, quilombolas e povos ciganos, políticas de direitos para pessoas idosas dessas populações, questões relacionadas a políticas públicas para a população negra LGBTQIA+ e pessoas negras deficientes.
Em paralelo, a conferência terá outras atrações. “Este ano, nós vamos contar com um setor de exposições, espaço recreativo para crianças, cinema e muitas outras atrações culturais”, afirma a Secretária Executiva Adjunta Elaine Gomes.
Sobre a temática a ser abordada, a secretária-executiva disse que as deliberações dos delegados em uma conferência promovida na cidade de São Paulo, por seu protagonismo, vão ajudar a encaminhar muitas propostas para combater a discriminações e o racismo. “Muitos acham que é vitimismo, mas só quem enfrenta na pele o preconceito sabe como dói”.
SERVIÇO
V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Datas e horários:
25/04, das 18h às 22h
26/04, das 9h às 19h
27/04, das 9h às 19h
Local: CEU Aricanduva - Av. Olga Fadel Abarca, s/n – zona leste, Jardim Santa Teresinha, São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk