Subprefeitura Jaçanã Tremembé
São Paulo passa a integrar Consórcio do Grande ABC
A cidade de São Paulo integrará o Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O convite feito pelo presidente da entidade e prefeito de Santo André, Paulo Serra, foi aceito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta sexta-feira (10/09). Os primeiros temas que serão discutidos conjuntamente já foram definidos: transporte hidroviário, BRT ABC e o Piscinão Jaboticabal, na divisa entre São Paulo e São Caetano do Sul.
A presença de Ricardo Nunes na reunião do consórcio foi um marco na história da entidade, fundada em 1990, pois é a primeira vez que um prefeito da capital participa de uma reunião no grupo intermunicipal formado por sete cidades da região do ABC. “Essa integração permitirá uma discussão mais ampla das políticas públicas com municípios vizinhos. Poderemos estar juntos discutindo questões comuns. A interação com a região já aconteceu durante a pandemia e agora, no pós-pandemia, será ampliada”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
Como exemplo de parcerias, Nunes destacou a importância de se trabalhar em conjunto para diminuir a desigualdade social provocada pela pandemia. Ele destacou, também, que a regulamentação da instalação de antenas de telefonia celular é fundamental para enfrentar os desafios tecnológicos.
Nunes disse que a integração do transporte público é um tema de grande interesse para todos os municípios que integram o Consórcio do ABC, pois intervenções na infraestrutura de São Paulo terão impacto positivo em cidades da região. “O transporte hidroviário que vamos implantar beneficiará milhares de pessoas da Zona Sul e até mesmo de Diadema”, explicou Nunes.
Esse novo modal de transporte é o sistema hidroviário na represa Billings, que prevê a travessia no reservatório, entre as regiões de Grajaú e Pedreira, na Zona Sul. O projeto prevê a construção de terminais com atracadouros, que terão integração física e tarifária com o sistema de transporte público municipal e utilizará barcos movidos a hidrogênio.
Na reunião, também foram debatidos os protocolos de saúde e funcionamento das atividades e a presença da variante delta na capital e nas cidades do ABC. “Na próxima segunda-feira vamos iniciar estudos com 5 mil pessoas sobre a pressão da variante delta na população da capital”, lembrou o prefeito de São Paulo.
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC reúne sete cidades (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra) todos que fazem divisa com a capital paulista. São 4,5 milhões de moradores nas divisas, dos quais 3 milhões residem no lado paulistano.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk