Subprefeitura Jaçanã Tremembé
Prefeito dá posse aos secretários de Relações Internacionais e de Mudanças Climáticas em cerimônia repleta de autoridades
Em uma cerimônia repleta de autoridades no hall do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes deu posse aos novos secretários de Relações Internacionais, Aldo Rebelo, e executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, nesta segunda-feira (19). O prefeito ressaltou várias vezes em seu discurso que Aldo Rebelo (SMRI) e Renato Nalini (SECLIMA) foram escolhidos pelo prefeito por sua notável competência e capacidade de articulação.
“Hoje é um dia muito importante para a cidade, para o Estado de São Paulo, para o Brasil e para o mundo, pela presença que tivemos de governadores, senadores, deputados e vereadores, lideranças de todas as esferas, ex-presidente, ex-governadores, na posse do doutor Renato Nalini e do Aldo Rebelo. Isso demonstra o nível que estamos colocando na cidade, o prestígio que eles têm. Estou muito feliz e agora é mãos à obra, trabalhar bastante para tornar a cidade de São Paulo melhor a cada dia, com a enorme responsabilidade que temos” disse o prefeito Ricardo Nunes.
Autor da lei que declarou o dia 20 de novembro como data Nacional de Zumbi dos Palmares, o jornalista e escritor Aldo Rebelo, 67 anos, é um nome conhecido na política brasileira, sendo vereador em São Paulo de 1988 a 1990 e presidente da Câmara dos Deputados, além de comandar vários ministérios, como o da Defesa e o do Esporte.
“Me sinto muito honrado por servir mais uma vez a cidade de São Paulo, na qual já fui vereador, deputado federal e agora assumo esta responsabilidade ao lado de uma figura de grande projeção intelectual e administrativa, em uma grande responsabilidade desta cidade que é São Paulo, cosmopolita, universal, conhecida e reverenciada em todo o mundo na cultura, no esporte, na culinária, nas artes plásticas, na moda. Tudo o que São Paulo faz é grande e para mim é uma grande honra partilhar esse momento dessa ambição que São Paulo justifica pela sua grandeza e vocação como uma grande metrópole, a síntese do Brasil”, afirmou Aldo Rebelo.
José Renato Nalini, de 78 anos, é desembargador de Justiça aposentado e ex-secretário Estadual da Educação, cargo que ocupou entre 2016 e 2018. Foi presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015, quando formou o Conselho Interinstitucional, para participação da sociedade na gestão do Judiciário, implementou o Processo 100% digital e inaugurou o sistema de audiências de custódia.
“São Paulo, com o seu pioneirismo, criou a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas em um gesto que está sendo copiado por outras cidades", disse Nalini, que ressaltou a importância da pasta para o equilíbrio ambiental. “Agradeço pela confiança em mim depositada para assumir essa secretaria que tem por missão articular providências e fazer com que todas as unidades municipais, mas também toda a sociedade civil, toda a população, se preocupe com aquilo que já não é mais mudança climática, é emergência climática.”
Participaram da cerimônia autoridades com o ex-presidente Michel Temer, o ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que atualmente é secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, que na solenidade representou o governador Tarcísio de Freitas.
Currículo resumido dos novos secretários
José Aldo Rebelo Figueiredo
Jornalista e escritor. Foi vereador em São Paulo de 1988 a 1990. Foi presidente da Câmara dos Deputados e ministro em pastas a como do Esporte da Defesa. Também foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. É autor da lei que declarou o dia 20 de novembro como data Nacional de Zumbi dos Palmares (Lei 9 125/1995) e relator do Código Florestal.
José Renato Nalini
Desembargador aposentado, construiu carreira no Judiciário e presidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015. Em 2016, aceitou convite para assumir a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Formado em Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Nalini também atuou no Ministério Público de São Paulo (MPSP) e foi presidente da Academia Paulista de Letras (APL).
Falas do prefeito
Fotos para download
Discurso do secretário Aldo Rebelo
Discurso do secretário do José Renato Nalini
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk