Subprefeitura Jaçanã Tremembé

Sexta-feira, 11 de Abril de 2025 | Horário: 08:41
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo firma parceria internacional para desenvolvimento de embarcação elétrica

Um ano após o lançamento do Aquático SP, Prefeitura e autoridades de Moscou assinam memorando para criar projeto na capital

A cidade de São Paulo planeja o desenvolvimento de uma embarcação elétrica, como parte de uma parceria internacional com Moscou. O anúncio acontece às vésperas de o programa Aquático SP completar um ano em maio, marcando mais um passo da capital rumo à mobilidade sustentável nas águas.

O projeto é fruto de um memorando de cooperação assinado entre as duas metrópoles para o desenvolvimento do transporte elétrico fluvial regular. O acordo foi firmado pelo vice-prefeito de Transportes de Moscou, Maxim Liksutov, e pela secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Angela Gandra.

De acordo com o Departamento de Transportes da capital russa, o memorando prevê não apenas a criação do projeto-piloto de uma embarcação elétrica para São Paulo, mas também a troca de experiências em digitalização de bilhetagem e soluções de mobilidade sustentável.

“Rotas regulares de transporte elétrico fluvial estão operando em Moscou há quase dois anos. Durante esse tempo, elas se tornaram muito populares entre moradores e turistas. Estamos felizes em compartilhar essa experiência com São Paulo e colaborar no desenvolvimento de soluções inovadoras”, afirmou Liksutov.

“A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte reafirma seu compromisso constante de aperfeiçoar a prestação de serviços aos cidadãos, com buscas de novas tecnologias, estudos e experiências. O objetivo é melhorar diariamente a mobilidade urbana”, afirma Rafael Toniato Mangerona, secretário-adjunto da SMT.

"Sempre que saímos de nossa cidade, vamos com a missão de buscar novas parcerias e experiências que possam impactar positivamente a vida dos paulistanos. Em nossa ida a Moscou, cidade irmã, assinamos um memorando de entendimento com o objetivo de trazer a tecnologia do transporte hidroviário moscovita para São Paulo. Nossos técnicos puderam conhecer todo o sistema, totalmente sustentável, já em funcionamento, o que pode trazer qualidade de vida, agilidade, valorização das áreas marginais e outros benefícios: um grande presente para a nossa cidade sob o comando de nosso prefeito Ricardo Nunes", afirma a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.

collections
Galeria de imagens