LGBTI
Campanha pelo fim da violência contra mulheres tem atividades para lésbicas, bissexuais e transexuais
A Assessoria de Políticas LBT da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres organiza uma série de atividades durante a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher em São Paulo, que acontece do dia 25 de novembro (Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres) até o dia 10 de dezembro (Dia Internacional pelos Diretos Humanos).
Realizada simultaneamente em 130 países e integrada à campanha mundial das Nações Unidas Diga Não para a Violência contra as Mulheres, a ação 16 Dias de Ativismo busca um maior comprometimento por parte dos Estados na prevenção, punição e erradicação da violência contra mulheres e meninas.
Confira a seguir as atividades que serão realizadas pela Assessoria de Políticas LBT com foco na população de lésbicas, bissexuais e transexuais. Todas são gratuitas:
Dia 27/11
- Seminário de Políticas de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Mulher no Serviço de Saúde
O evento começa no dia 26 (confira a programação completa) e, no dia 27, haverá a mesa ‘Discriminação e violência contra mulheres negras, mulheres com deficiência, lésbicas e idosas. Como identificar e acolher nos serviços de saúde?’. Com a participação de Márcia Valéria Pereira, psicóloga e coordenadora da Casa da Helenira; Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Guiomar Silva Lopes, coordenadora de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Maria do Carmo Sales, do Comitê da Saúde da População Negra do Ministério da Saúde; Anna Paula Vencato, assessora LBT; Dora Simões, do IBDC Ativismo do Movimento de Mulheres com Deficiência e LGBT.
Faculdade de Saúde Pública (Auditório João Yunes)
Av. Doutor Arnaldo, 715, Clínicas
A partir das 14h
Inscrições: www.fsp.usp.br/eventos (a partir de 18/11)
Dia 28/11
- Exibição do filme ‘4 Minas’, seguida de bate-papo com a diretora do longa, Elisa Gargiulo, documentarista, cinegrafista, editora de vídeo, compositora e militante feminista; Phamela Godoy, coordenadora-adjunta de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; e Anna Paula Vencato, assessora LBT da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485, Vila Buarque
Às 15h
Dia 1/12
- Oficina Feminista de Introdução às Tecnologias Audiovisuais: Empoderamento e Criatividade. Com: Elisa Gargiulo, documentarista, cinegrafista, editora de vídeo, compositora e militante feminista.
Galeria Olido
Avenida São João, 473
Das 14h às 17h
Inscrições pelo e-mail smpm@prefeitura.sp.gov.br
Número de vagas: 20 (prioridade para o público LBT)
Dia 4/12
- Exibição do filme ‘Elvis e Madonna’, seguida de bate-papo com Márcia Rocha, travesti, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP; e Anna Paula Vencato, assessora LBT.
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485, Vila Buarque
Às 15h