LGBTI
DIA 28 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBT
DIA 28 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBT
A Data relembra a Revolta de Stonewall e é um convite a revisitar a história e os avanços conquistados.
É impossível falar no dia 28 de junho, sem falar na Revolta de Stonewall em Nova Iorque. Em 1969, nos Estados Unidos, a comunidade LGBT cansada pelas injustiças e violência sofrida por policiais sujeitados à legislação anti-LGBT organizou uma revolução que acabaria com toda opressão e violência sofridas por anos. A data foi marcada pelo confronto entre os LGBT e os policiais em favor de uma causa nobre: espalhar a diversidade pelo mundo.
A comunidade LGBT lutou muito para conseguir uma data para ser lembrada. Hoje existe um mês inteiro de celebração da diversidade e de luta contra a intolerância sexual - o mês de junho. Neste mês, além do Dia Internacional do Orgulho LGBT (28 de junho), acontece também a Parada do Orgulho LGBT além de diversas atividades e eventos em prol da igualdade de direitos e da construção de uma sociedade sem preconceito e discriminação.
AS POLÍTICAS PARA LGBT NA CIDADE DE SÃO PAULO
Desde a revolta de Stonewall, muitos avanços tem acontecido no combate a LGBTfobia, e no Brasil, a Cidade de São Paulo se mantém à frente como referência em políticas para a comunidade LGBT. Foi aqui em São Paulo no ano de 2005 que se criou o primeiro órgão público voltado para as políticas LGBT, na época chamava-se CADS – Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual, que entre outras atividades e em parceria com a Secretaria do Trabalho realizou o POT (Programa Operação Trabalho) LGBT, este mais tarde, se tornou o que chamamos de Programa Transcidadania.
Transcidadania
O Programa Transcidadania possibilita que mulheres transexuais, travestis e homens trans elevem sua escolaridade e tenham a possibilidade de ser inseridas em cursos profissionalizantes para recolocação no mercado de trabalho.
Centros de Cidadania LGBT
Os centros de cidadania apresentam a função de defesa dos direitos humanos e promoção da cidadania LGBT. Através do atendimento e acolhimento adequado da população por uma equipe multiprofissional composta de Assistentes Sociais, Psicólogos, Advogados e Pedagogos. São realizadas atividades de sensibilização, debates e palestras em serviços públicos e privados com o intuito de orientar e disseminar os direitos e necessidades específicas da população atendida.
Unidade Móvel
As unidades móveis percorrem a cidade, com o objetivo de promover a cidadania LGBT, e realizar acolhimento e o direcionamento da população para os Centros de Cidadania LGBT.
• Serviço
Centro de Cidadania LGBT Arouche
Rua do Arouche, 23, 4º andar, República
Segunda à sexta-feira, das 9h às 19h
Telefone: (11) 3106-8780
centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br
Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont (Zona Leste)
Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Segunda à Sexta-feira, das 9h às 19h
Telefone: (11) 2031-1784
centrolgbtleste@prefeitura.sp.gov.br
Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)
Rua Plínio Pasqui, 186, Parada Inglesa
Segunda à sexta-feira, das 9h às 19h
Telefone: (11) 2924-5225 | 2894-2957
centrolgbtnorte@prefeitura.sp.gov.br
Centro de Cidadania LGBT Sul
Rua São Benedito, 408 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Segunda à sexta-feira, das 9h às 19h
Telefone: (11) 5523-0413 | 5523-2772
centrolgbtsul@prefeitura.sp.gov.br