LGBTI
29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com a intolerância sexual às mulheres lésbicas. Elas sofrem todo tipo de violência verbal, psicológica, física e até econômica, muitas vezes de familiares ou no ambiente de trabalho. Basta lembrar que um dos crimes mais conhecidos contra a mulher lésbica é o “estupro corretivo”, justificado de forma lesbofóbica e vergonhosa como um ato para corrigir a orientação sexual das lésbicas. É necessário dar um basta!
Por isso o dia 29 de agosto merece atenção especial no combate ao preconceito e à violência sexual. O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica traz visibilidade à luta dessas mulheres dentro dos movimentos feministas e LGBT, além do debate sobre as questões relacionadas à mulher lésbica na sociedade.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de sua Coordenação de Políticas para LGBT, busca dar voz, reconhecer e atender as demandas e políticas específicas para este público – e luta para que possamos cada vez mais respeitar o direito dessas mulheres.
A cada uma dessas mulheres, guerreiras, que todos os dias possam ser – a exemplo de hoje – uma data de respeito, carinho e atenção.