Subprefeitura M Boi Mirim

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014 | Horário: 14:03
Compartilhe:

1º de Dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao HIV

Na data o Programa de Desenvolvimento de Área Sampa Sul promoverá encontro com a população em luta pela diminuição do número de infecções, mortes e preconceito.

Em outubro de 1987, a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 1º de Dezembro como sendo o dia Mundial de Combate ao HIV/Aids. A data tem como objetivo, não apenas ressaltar os métodos de prevenção contra o vírus, mas também alertar a população sobre a necessidade da tolerância, solidariedade e respeito com os seus portadores.

Para quem não sabe, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como AIDS, é causada pelo vírus HIV. A partir daí, o vírus ataca as células do sistema imunológico responsável por defender o organismo de enfermidades. Porém, ser portador do HIV não significa que a pessoa desenvolverá a doença. E vale salientar que a cada década os avanços científicos provam que é totalmente possível ter uma vida saudável e feliz, mesmo sendo portador do vírus.

Apesar dos grandes avanços medicinais e uma maior disseminação das informações – tanto no que diz respeito às formas de contagio e métodos preventivos, quanto sobre o tratamento da doença – o preconceito ainda é um dos grandes empecilhos na descoberta da doença ainda em seu estagio inicial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o diagnóstico precoce permite uma melhora significativa na qualidade de vida do portador do vírus, o que diminui as taxas de mortalidade por Aids e atua como instrumento de prevenção.

Ainda, segundo a OMS, 33 milhões de pessoas convivem com o vírus no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos. Em São Paulo, de 1981 – quando se iniciou a epidemia – até 2013, foram 86.112 casos de Aids notificados no município. O Brasil é referência mundial no enfrentamento ao HIV/Aids. Há 16 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante acesso universal a todos os medicamentos necessários para seu combate, além de oferecer exames e acompanhamento médico, que beneficiam 217 mil brasileiros. Além disso, o SUS oferece tratamento antirretroviral a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids. 

E é importante frisar que a informação é um dos grandes aliados no combate ao HIV. Consciente dessa poderosa arma o PDA Sampa Sul, convida toda a comunidade a participar do evento “Eu quero Zero, infecções, preconceito, mortes”, a ser realizado no dia 1º de Dezembro, às 10h da manhã. O encontro tem como objetivo chamar a atenção da população para a epidemia do vírus HIV e contará com palestra, distribuição de preservativos, bate papo com as famílias da comunidade e um café da manhã para fechar o evento.

Lembrando que as atividades acontecerão na sede do PDA que fica localizada na Rua Dr. Geraldo Cardoso de Melo Filho, nº 54, próximo ao ponto final da lotação Jd. Jangadeiro – em Frente ao Campinho.

Serviço

Programa de Desenvolvimento de Área Sampa Sul
Evento “Eu quero Zero, infecções, preconceito, mortes”
Dia: 1º de dezembro
Horário: 10h
Local: sede PDA, Rua Dr. Geraldo Cardoso de Melo Filho, nº 54

 

collections
Galeria de imagens