Subprefeitura M Boi Mirim

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2024 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Programa Mananciais é apresentado na 29ª Cúpula de Mercocidades

De 04 a 06 de dezembro a Secretaria Executiva do Programa Mananciais participou da 29ª Cúpula de Mercocidades na cidade de Esteban Echeverría, na Argentina. Na ocasião a secretária da pasta, Maria Teresa Fedeli, apresentou o Programa Mananciais a título de projeção das diversas iniciativas conquistadas neste modelo de politica pública, a fim de replicar as experiências positivas em outros países.

Durante o Seminário foram acordadas as principais linhas e ações para 2025,  renovados os vários órgãos de gestão da Rede, além de reunir os diferentes espaços de trabalho.

Líderes locais da América Latina e do mundo discutiram temas como transição energética, descentralização e desenvolvimento territorial, bem como a criação de alianças estratégicas para promover a sustentabilidade em nossas cidades. Além disso, foi realizado o congresso mundial do Fórum de Autoridades Locais da Periferia (FALP).

No evento houve a transferência da Presidência das Mercocidades, exercida pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (2023-2024) para o prefeito de Esteban Echeverría - Argentina, Fernando Gray.

Durante o evento também foi anunciada a nova sede do Evento de Mercocidades, que em 2024 foi Esteban Echeverria, e em 2025 será em Niterói - RJ. O prefeito eleito, de Niterói, Rodrigo Neves, também se candidata a presidência da rede de Mercocidades para 2026.

Vale ressaltar, que anteriormente ao evento da 29ª Cúpula de Mercocidades, aconteceu a Formação das 7ª Edição da Escola de Resiliência do Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades, de 02 a 04 de dezembro, no mesmo local, e o Programa Mananciais também esteve presente para participar da capacitação sobre transição energética e infraestrutura urbana para cidades resilientes, por meio da troca de experiências entre cidades do Mercosul.

O objetivo deste encontro foi discutir entre os países do Mercosul estratégias de resiliência, com especial foco na transição energética e na infraestrutura urbana, promovendo, visibilizando, formalizando e sistematizando ações de cooperação e intercâmbio entre governos locais de Mercocidades e terceiros.

A formação contou com o apoio de diversas organizações especializadas como colaboradoras: UNDRR, CAF, Youth Climate Action Fund, Cruz Vermelha Argentina e CEPAL.

collections
Galeria de imagens