Subprefeitura M Boi Mirim
Programa Mananciais com seu projeto de urbanização do Mata Virgem é vencedor do Concurso de Projetos da XXIV Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito - Prêmio Habitat
Durante o Seminário Acadêmico que aconteceu dia 22 de novembro, no teatro Bolívar no centro histórico de Quito – Equador, foram apresentados os projetos finalistas na XXIV Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, dentre eles , um dos vencedores e único projeto brasileiro premiado, foi o projeto de urbanização do Programa Mananciais, Mata Virgem.
O Parque Urbano Mata Virgem se localiza entre as cidades de São Paulo e Diadema em uma área de preservação ambiental. Consiste na oferta de espaços livres públicos e um percurso leve e permeável que contorna uma área de preservação, proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos moradores. A escadaria, que supera um desnível de 26 metros e contorna a nascente existente, permite a permeabilidade da quadra com um percurso que prioriza o passeio, a visibilidade e a sensação de segurança do pedestre. No nível superior, a construção do deck amplia o passeio público configurando um mirante para a cidade com áreas de lazer e permanência.
A Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito (BAQ) é um espaço único de encontro, reflexão, comparação e divulgação sobre a arquitetura e a cidade contemporânea, através de três eixos que operam simultaneamente e complementares. É por isso que se tornou o evento arquitetônico mais importante da região. Organizado pelo Colégio de Arquitetos do Equador, Província de Pichincha (CAE-P), o evento acontece desde 1978.
Ressaltamos que este mesmo projeto, em 2023, foi selecionado para a categoria "Industry, Innovation and Infrastructure" pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da UIA - União internacional de Arquitetos - para a publicação da Agenda de 2030.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk