Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

UMAPAZ abre inscrições para curso gratuito sobre Comunicação e Ação Não-Violenta

Iniciativa oferece 120 vagas para aulas presenciais e virtuais em conversas que discutem possibilidades de diálogo
A imagem mostra um prédio cercado por uma vegetação densa e exuberante, onde predominam diversos tons de verde nas folhas das árvores, arbustos e plantas que emolduram a cena. O edifício tem fachada em branco e cinza-claro, contrastando com o telhado de telhas em tom vermelho queimado. Detalhes em marrom, como o tronco das árvores e a base da parede com acabamento em madeira, reforçam a conexão com elementos naturais. Pequenos toques de amarelo e laranja queimado aparecem em algumas folhas, adicionando variações cromáticas quentes ao ambiente acolhedor e tranquilo.

Foto: Daniel Reis/ Acervo SVMA

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), oferece 120 vagas para encontros que abordam a aplicação de ferramentas e métodos não-violentos para lidar com conflitos. As aulas serão realizadas entre os dias 16 de maio e 04 de julho, das 9 às 12 horas, na sede do órgão municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link.

A iniciativa promove uma reflexão sobre mitos e crenças que legitimam a violência verbal. Uma pesquisa realizada pelo  Project Management Institute Brasil (PMI), apontou que mais de 70% dos problemas causados no ambiente de trabalho tem origem na falha de comunicação. O diálogo nesses espaços é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e um ambiente de trabalho construtivo. 

O conteúdo programático do curso conta com temas sobre a cultura de paz e não-violência, ética da convivencialidade, possibilidades de ação, resistência construtiva e caminhos de transformação na história recente.

Os encontros são coordenados pela gestora ambiental, Cerise Goldman Batistic, e buscam estabelecer pontes entre os alunos e os saberes dedicados a uma comunicação não-violenta, com base em exemplos históricos e pesquisas acadêmicas, por meio de aulas   aulas expositivas, atividades e dinâmicas em grupo, mapas mentais, jogos teatrais, grupos de leitura, sessões em grupo com filmes, poesias e músicas.

“Comunicar de forma efetiva é essencial para qualquer pessoa. Estamos em um mundo cada vez mais radicalizado e que dificulta o diálogo entre as pessoas, discutir possibilidades de uma comunicação não-violenta é romper com um ciclo agressivo”, destaca Gabriela Chabbouh, coordenadora de Educação Ambiental da SVMA.

Para mais informações, a UMAPAZ está disponível por meio do telefone (11) 5908-3800, ou presencialmente na avenida Quarto Centenário, número 1268, no Parque Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, e aos sábado, das 10 às 13 horas.

Serviço

Data: Presenciais - dia 06 de junho e 04 de julho, das 9 às 17 horas.

          Virtuais: 16 e 23 de maio; 13, 23 e 27 de junho, das 9 às 12 horas. 

Vagas: 120.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Plataforma: Microsoft Teams.

Necessidade de inscrição: Sim.

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta   A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas   O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens