Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Filosofia e Ação Não-Violenta

• Presencial e Online

Filosofia e Ação Não-Violenta

Data: 16/05/2025 a 04/07/2025. Segunda-feira, Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

Curso destinado à exploração e aprofundamento de conhecimentos e saberes dedicados à aplicação de ferramentas e métodos não-violentos para se lidar com conflitos, com base em exemplos históricos e pesquisas acadêmicas. Promover uma reflexão espandida e interdisciplinar sobre mitos e crenças sobre a natureza humana e a legitimação da violência. Compartilhar como ocorre o planejamento, estrategização e implementação de ações e campanhas de ação não-violenta, suas diversas formas de atuação. Apresentar exemplos históricos com suas consequencias e aprendizados, assim como a sustentação filosófico-teórica da ação não-violenta. Introduzir ferramentas, conceitos e possibilidades de aplicação de meios não-violentos para a transformação de conflito nas suas inúmeras dimensões.

Objetivo

Dar relevância à temática da não-violência, como repertório teórico-prático acessível e fundamental à implentação das transformações necessárias nas relações humanas, suas estruturas e o meio-ambiente, para extinguir ciclos viciosos históricos de violências e destrutividade, assim como lidar construtivamente com situações mais imediatas de conflito.
 

Metodologia

Aulas expositivas; atividades e dinâmicas em grupo; pedagogia evocativa; processos circulares; World Café; mapas mentais; escrita encarnada; jogos teatrais; estudos de caso; grupos de leitura; sessões em grupo com filmes, poesias e músicas.

Bibliografia

Conteúdo programático

- Cultura de paz e não-violência

- Bioculturalidade: Declaração de Sevilha sobre violência

- Neurociência; conflito; e relacionalidade

- Ética da convivencialidade: repertório de experiências humanas

- Princípios e valores do ativismo não-violento

- Eficácia e impactos da proposta não-violenta

- Dinâmicas de poder

- Possibilidades de Ação direta não-violenta

- Efeito Tiro pela culatra

- Resistência construtiva

- uma força mais poderosa: não-violência como caminho de transformação na história recente.

Coordenação

Cerise Goldman Batistic 

Facilitação

LUÍS FERNANDO BRAVO DE BARROS

o Doutorado no Programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (previsão de conclusão: dezembro de 2028). o Pós-graduação latu sensu: Teatro do Oprimido e Processos Grupais na Psicologia Social. Coletivo Garoa e Faculdade de Conchas (FACON), São Paulo/SP (previsão de conclusão de curso: julho de 2024); o Mestrado (MA) em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos. Cátedra da UNESCO em Estudos de Paz, Universidade de Innsbruck, Áustria (2017). Revalidado pelo programa de mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Núcleo Diversitas da Universidade de São Paulo (2019); o Mestrado (MAS) em Paz e Transformação de Conflitos pelo Centro de Estudos Avançados da Universidade da Basileia, Suíça (2015); o Pós-graduação latu sensu: Direito Internacional. Centro de Direito Internacional (CEDIN), em Belo Horizonte/MG (2013); o Pós-graduação latu sensu: Política e Relações Internacionais. Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (2007/2008). Conclusão pendente de entrega de monografia; o Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo/SP (2004).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas com as mais diversas experiências profissionais e de vida, de diferentes campos do conhecimento humano.

Vagas: 120.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Plataforma: Microsoft Teams.

Necessidade de inscrição: Sim.

Dias da semana: 16/05/2025; 23/05/2025; 30/05/2025; 06/06/2025; 13/06/2025; 23/06/2025; 27/06/2025; 04/07/2025.

Dias da Semana: 06/06/2025 e 04/06/2025 serão aulas presenciais das 9:00 ao 12:00hs.

 

Inscreva-se