Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO

O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) está estabelecido como ação prioritária no Art. 288 da Lei Municipal nº 16.050/2014 - Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. 

O PMAU é um instrumento para definir o planejamento e a gestão da arborização no Município de São Paulo, visando o aumento da resiliência da cidade às mudanças climáticas, a qualificação da paisagem e a satisfação da população, considerados os pressupostos da ecologia e das cidades inteligentes. Tem como base o planejamento e ações participativas.

Os princípios definidos como fundamentos do PMAU contribuem para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, em particular:

ODS 11 – Cidades e Comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;

ODS 15 – Vida terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

O Plano foi elaborado por um Grupo integrado por técnicos de diversas Secretarias e com a participação da população no período de maio/2019 a setembro/2020.

No texto que contém 7 capítulos, a gestão da arborização foi analisada a partir de 5 temas: Conhecer, Envolver, Plantar, Cuidar e Integrar. Um amplo diagnóstico retrata a situação atual da arborização no Município e com base nisso foi elaborado um Plano de Ação que, implementado permitirá que sejam atingidos os objetivos específicos como: conhecer, ampliar, enriquecer e qualificar a cobertura arbórea do Município; conferir excelência ao plantio e ao manejo da arborização no Município; ampliar e integrar a participação social na arborização; conferir base científica nas ações de planejamento, implantação e manejo da arborização; promover a integração institucional e instrumental para a gestão da arborização municipal.

Foram estabelecidas ainda ações prioritárias, metas e o cronograma de implementação, considerando o prazo de vigência do PMAU: 20 anos com revisão a cada 5 anos.

Implementação

A implementação do Plano acontece por meio da execução das atividades previstas no Plano de Ação que contem 170 Ações. Desde 2022 vários Grupos Técnicos dos órgãos municipais se reúnem para estudar, analisar e elaborar produtos que resultem em instrumentos que estão propostos nas ações.

A tabela disponível  contém a situação de cada uma das ações, sendo assim classificadas:

CO – concluída

PC – parcialmente concluída

IM – em implementação

NC – não concluída

PR - prevista

Ações classificadas como IM tem grupos técnicos trabalhando, se reunindo para estudar, analisar e elaborar produtos que resultem na execução do que está proposto.

Já as ações classificadas como PC, foram analisadas e somente parte da proposta foi implementada, enquanto que NC são ações que foram analisadas e não foi executada sua implementação.

O plano municipal de arborização urbana tem vigência de 20 anos com revisões previstas a cada 5 anos. Acompanhe e implementação também por meio das noticias divulgadas.

Acesse o Plano Municipal de Arborização Urbana.
Notícias 

 

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk. O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto