Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso de Educação Ambiental Sintrópica: Agroecologia e Sincronário Lunar

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Curso de Educação Ambiental Sintrópica: Agroecologia e Sincronário Lunar 
 

Turma 01 - 11/12/2023 a 19/02/2024 (Segundas-feiras).
Horário: 09h às 12h.

Turma 02 - 12/12/2023 a 20/02/2024 (Terças-feiras).
Horário: 09h às 12h.

Turma 03 - 13/12/2023 a 21/02/2024 (Quartas-feiras).
Horário: 09h às 12h. 

Turma 04 - 14/12/2023 a 22/02/2024 (Quintas-feiras).
Horário: 09h às 12h.

 

Descrição

Curso de formação de profissionais para difundir a educação ambiental sintrópica. Os temas abordados serão:

-Sintropia x Entropia

-Pilares da Educação

-Ambiental Sintrópica

-EA Sintrópica e Agroecologia Sistemas Alimentares e impactos ambientais

-Sistemas agroindustriais e Mudanças climáticas

-Sistemas agroindustriais e degradação ambiental

-Técnicas e práticas de agricultura regenerativa

-Quintais Produtivos; PANC´s – Plantas Alimentícias Não Convencionais

-Segurança e Soberania Alimentar

-Saúde Ambiental e Emocional

-Meditação

-Respiração consciente

-Ciência Cidadã

-Duas visitas programadas para o viveiro e uma horta ou propriedade a definir.

 

Conteúdo Programático

1ª Aula

Sintropia para a agricultura: A humanidade está vivenciando um período de rupturas, de transição paradigmática entre visão newtoniana, cartesiana e mecanicista para uma visão sistêmica e ambiental. A EA sintrópica abre novas perspectivas epistemológicas para se compreender o desenvolvimento do conhecimento. Para a reconstrução da realidade ambiental, é necessário desconstruir os paradigmas dominantes e possibilitar diálogos produtivos entre as várias ciências, na busca de uma análise da dinâmica dos sistemas ambientais de forma complexa.

2ª Aula

A mecanização do Tempo e seus efeitos sobre a Biosfera Planetária: Durante esta aula serão apresentados em detalhes os conceitos da mecanização do tempo e seus impactos na aceleração dos processos entrópicos na Bisofera planetária e consequente degradação ambiental e impactos na degradação ambiental e sistemas alimentares, com vistas a degradação de solo, poluição das águas, perda de biodiversidade, industrialização da vida e sistemas alimentares e efeitos da incosnciência dos ciclos naturais da vida na saúde humana e ambiental

3ª Aula

Ciclos de Tempo da Natureza e seus impactos na produção agrícola: resgatando as 13 Luas na produção agrícola – o Biorritmo da Biosfera e importãncia de resgate dos ciclos do tempo da natureza na saúde humana e planetária, com vistas à importância da produção agroecológica, valorização das práticas agrícolas ancestrais e escolhas alimentares

4ª Aula

Saúde para si, para os outros e com o mundo: A educação ambiental e emocional da EAS consiste no reconhecimento de nossas emoções através da autopercepção e ampliação da autoconsciência com a mente alerta no presente momento. Esta roda de conversa propõe o reconhecimento da visão distorcida que temos da realidade baseada nas nossas emoções e como essas podem ser geradas e afetadas pelo meio em que vivemos desde nossa infância, alimentação, qualidade do sono, práticas de atividade física, voluntariado e espiritualidade, na interface das práticas agroecológicas

5ª Aula

Aula prática sintrópica - planejamento agroecológico da propriedade: design de sistema energeticamente eficientes: prática com os alunos do desenho da propriedade a fim de fazer a melhoria do design energético.


Referência Bibliográfica

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Brasil). Atlas irrigação: uso da água na agricultura irrigada / Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. - 2. ed. -- Brasília: ANA, 2021. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2020: informe anual / Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. - Brasília: ANA, 2020. 118p. ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 2.ed. Rio de Janeiro: PTA-FASE, 2002. 592 p. ARGUELLES, José; O TEMPO E A TECNOSFERA: A LEI DO TEMPO NAS RELAÇÕES HUMANAS. 01. ed. São Paulo: Madras, 206. p. 07-301. BOMBARDI, Larissa Mies. Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Européia. São Paulo: FFLCH - USP, 2017. 296 p. BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br). Acesso em 02 de jul. 2021. BRASIL. Lei n° 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Disponível em: Lei nº 11.346 (planalto.gov.br). Acesso em 02 de jul. 2021. DI CORPO, Ulisse; VANNINI, A. Syntropy: the energy of life. Syntropy, v. 1, n. 2005, p. 77-79, 2005. DIGITALAGRO. GESTÃO DA ÁGUA NA AGRICULTURA. Disponível em: https://digitalagro.com.br/2020/09/02/gestao-da-agua-na-agricultura/#:~:text=De%20acordo %20com%20a%20FAO%20e%20a%20ONU%2C,toda%20a%20%C3%A1gua%20durante%20o %20processo%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em: 2 jul. 2021. FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO. 2020. The State of Food Security and Nutrition in the World 2020. Transforming food systems for affordable healthy diets. Rome, FAO. https://doi.org/10.4060/ca9692en FAO-CSA COMITÉ DE SEGURIDAD ALIMENTARIA MUNDIAL. Informe del Grupo de alto nivel de expertos: Contribución del agua a la seguridad alimentaria y la nutrición Fragmento del informe: Resumen y recomendaciones (6 de mayo de 2015). Disponível em: http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/hlpe/hlpe_documents/HLPE_S_and_R/ HLPE_2015_Water_for_FSN_Summary-and-Recommendations_ES.pdf. Acesso em: 2 jul. 2021. FUKUOKA, Masanobu. The natural way of farming. Tokyo: Japan Publications, 1985. GLIESSMAN, S. R. Processos ecológicos em agricultura sustentável. 2.ed. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade, 2001. 653 p. GOMES, Cecília Siman. Impactos da expansão do agronegócio brasileiro na conservação dos recursos naturais. Cadernos do Leste, v. 19, n. 19, 2019. Kamiyama, A. Cadernos de educação ambiental. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, 2011. KINNUPP, V. F.; LORENZI, H. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil. São Paulo: IPEF, 2014. KREBS, Julius; BACH, Sonja. Permaculture—Scientific evidence of principles for the agroecological design of farming systems. Sustainability, v. 10, n. 9, p. 3218, 2018. PASCHOAL, A. Pragas, praguicidas e crise ambiental: problemas e soluções. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1979. 102 p. São Paulo. Lei 16.684 de 19 de março de 2018. Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO. Publicada na Assessoria Técnica da Casa Civil, em 19 de março de 2018. VERNADSKY, Vladimir; Biosfera: subtítulo do livro. 01. ed. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2019. p. 13-237. ZINI, Luciano Barros; GUTTERRES, Mariliz. Chemical conta

Facilitação

Flávia Toqueti

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, Tecnóloga em Gestão Ambiental com Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Experiência em Cultura de Paz e na área de Ciências Ambientais. Pesquisadora do GEPEASA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização, UNESP, onde vem desenvolvendo o projeto "EDUCAÇÃO AMBIENTAL SINTRÓPICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO: uma proposta de pesquisa-ação e estímulo ao voluntariado por meio das temáticas da Educação em Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Ciência-Cidadã" e co-autora do livro Educação Ambiental Sintrópica: ensaios para o futuro. Por mais de 7 anos desenvolveu projetos de extensão focados na transição para agricultura orgânica e agroecologia e atuou como conselheira no CONSEA São Paulo . É Presidente do Instituto Noosfera-https://institutonoosfera.org.br/, à partir de onde difunde a Lei do Tempo e o Sincronário 13 luas de 28 dias e o Pacto de Paz de Nicholas Roerich.


 

Coordenação

Roseli Allemann

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Agricultores urbanos, periurbanos, rurais e público em geral

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Turma 01

Vagas: 30

Dias: 11 de Dezembro de 2023, 15 e 22 de Janeiro de 2024, 05 e 19 de Fevereiro de 2024.

Horário : 09h às 12h

Local: Escola de Agroecologia De Parelheiros

Endereço: Estrada da Colonia, 2500 Parelheiros

Certificado: 75% de presença.


INSCREVER-SE NA TURMA 01 

 

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Turma 02

Vagas: 30

Dias: 12 de Dezembro de 2023, 16 e 23 de Janeiro de 2024, 06 e 20 de Fevereiro de 2024.

Horário: 09h às 12h

Local: UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1298. Portão 7A do Parque Ibirapuera.

Certificado: 75% de presença.


INSCREVER-SE NA TURMA 02

 

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Turma 03

Vagas: 30

Dias: 13 de Dezembro de 2023, 17 e 24 de Janeiro de 2024, 07 e 21 de Fevereiro de 2024.

Horário: 09h às 12h

Local: Sede do Parque Natural Fazenda do Carmo

Endereço: Estrada Fazenda do Carmo, 350

Certificado: 75% de presença.


INSCREVER-SE NA TURMA 03

 

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Turma 04

Vagas: 30.

Dias: 14 de Dezembro de 2023, 11 e 18 de Janeiro de 2024, 08 e 22 de Fevereiro de 2024.

Horário: 09h às 12h.

Local: CEA - Previdência - Parque Municipal da Previdência.

Endereço: Rua Pedro Peccinini, 88.

Certificado: 75% de presença.


INSCREVER-SE NA TURMA 04

 

 

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