Observação de Aves na Cidade de São Paulo
Dias: 15/12/2023 e 16/12/2023 ; sexta e sábado
Horário: 8h às 12h
Descrição
As aves possuem cores e canto cativantes, são facilmente observadas em vários tipos de ambientes, incluindo áreas urbanas. A prática da observação de aves, além de aumentar a conexação das pessoas com a natureza e estabelecer um vínculo afetivo, tão importante para a sua consertvação, é um hobby cada vez mais popular, incorporando muitos aprendizados, reduzindo o stress e melhorando a qualidade de vida de quem o pratica.
Conteúdo Programático
Aula 1:
- O contexto das aves na cidade de São Paulo;
- Técnicas de observação de aves;
- Ferramentas e plataformas de ciência cidadã voltadas para observação de aves.
Aula 2: Prática de observação de aves no parque Ibirapuera;
Oficina de identificação e catalogação das espécies observadas.
Referência Bibliográfica
SÃO PAULO (MUNICÍPIO). SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE. AVES DA CIDADE – SÃO PAULO. 2012. DISPONÍVEL ONLINE EM https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/publicacoes/guia_aves.pdf
Facilitação
Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990) (licenciatura e bacharelado), mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (2001). Experiência em docência (nível superior), orientação científica, bancas examinadoras, consultoria ambiental, produção de livros e guias de fauna, gestão e administração pública. Coordenadora do Programa de Inventariamento e Monitoramento da Fauna Silvestre no Município de São Paulo. Atuação na área de Ecologia Aplicada, Conservação e Manejo da Fauna Silvestre. Fomenta a prática de observação de aves, oferecendo cursos gratuitos/abertos e para educadores desde 1996. Integra o Projeto Cidadão Cientista #vempassarinhar na Cidade de São Paulo (2016).
Leticia Bolian Zimback
Bióloga, ornitóloga, anilhadora sênior CEMAVE, mestre em Ciências (Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos), coordenadora de projetos na Divisão da Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo. Coordenadora da Seção de Biologia, atuando na identificação, reabilitação e soltura de aves, além do levantamento e monitoramento da fauna silvestre no município de São Paulo.
Coordenação
Alessandro Mendonça Mazzoni
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



Sobre
Público: Público interessado
Vagas: 70
Dias: 15/12/2023 e 16/12/2023
Horário : 8h às 12h
Local: CEA - UMAPAZ
Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A
Certificado: 100% de frequência
Parceria: Divisão de Fauna Silvestre - DSF/CGPABI/SVMA
INSCREVER-SE