Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Índice Biosampa: Indicadores De Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Governança Relacionada

Curso

Índice Biosampa: Indicadores De Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Governança Relacionada

Data: 07/08/2024 a 04/06/2025. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

INSCREVER-SE

Descrição

O curso ocorrerá de maneira extensiva, de forma virtual transmitida ao vivo via live no youtube no canal da UMAPAZ. A proposta do curso será uma aula por mês a partir de agosto, setembro, outubro e novembro de 2024 e março, abril, maio e junho de 2025. O presente curso é uma proposta é que todos os servidores municipais e o público geral tenham o conhecimento sobre o índice Biosampa e a sua plataforma. O Índice Biosampa apresenta os 23 (vinte e três) indicadores sobre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e governança relacionada à biodiversidade da Cidade de São Paulo. Dentre os indicadores expostos serão destacados os de áreas naturais; quantidade de espécies de fauna e flora; área permeável; orçamento municipal direcionado para a gestão ambiental da cidade, dentre outros. Serão apresentados mapas que regionalizam os indicadores na cidade, possibilitando ao participante observar as disparidades socioambientais dentro do município O curso será ministrado pela equipe da Divisão de Patrimônio Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
JUSTIFICATIVA
Para se compreender a cidade e a sua sustentabilidade e as suas áreas verdes bem como se ter uma parâmetro de comparação entre outras cidades mundiais foi desenvolvido o índice internacional para metrificar a biodiversidade de uma cidade. Na cidade de São Paulo esses indicadores receberam o nome de índice BIOSAMPA . o curso mostrará como foi feito a cada indicador o que foi levado em conta distribuídos em três temas a biodiversidade nativa, serviços ecossistêmicos providos pela biodiversidade, governança e gestão da biodiversidade.

Objetivo

Promover o entendimento sobre a configuração atual da cidade a partir dos índices biosampa e a necessidade das políticas públicas ambientais para proteção da nossa biodiversidade da cidade.
Objetivos específicos
• Compreender a importância da biodiversidade para a cidade
• Compreender como são construídos os indicadores ambientais
 

Metodologia

aulas expositivas presenciais em 2024 e aulas online transmitidas ao vivo por meio de live via youtube nas aulas em 2025

Conteúdo programático

1ª AULA: INDICE BIOSAMPA e plataforma digital
Introdução sobre o que é o Biosampa. A Metodologia e do Índice de Biodiversidade das Cidades da ONU. Importância do índice e indicadores. Potencialidades no manuseio da Plataforma Digital Biosampa.
Professores:
- Rodrigo Martins dos Santos
- Otávio Prado
Dia: AGOSTO 7/08/2024
Modo: presencial na sala 4 UMAPAZ


2ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Perfil da cidade e indicadores de vegetação nativa
Serão abordados os indicadores de vegetação nativa, conectividade de fragmentos de vegetação e vegetação nativa em áreas protegidas. Como foram elaborados e potencialidades de sua utilização.
Professor:
- Rodrigo Martins dos Santos
Dia: SETEMBRO 4/09/2024
Modo: presencial na sala 4 UMAPAZ
3ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Fauna
Serão abordados os indicadores aves nativas, aves em ambientes construídos, borboletas, mamíferos, como foram elaborados e potencialidades de sua utilização.
Professora:
- Patrícia do Prado Oliveira
Dia: OUTUBRO 9/10/2024
Modo: presencial na sala 4 UMAPAZ
4ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Flora e Espécies Invasoras
Serão abordados os indicadores plantas vasculares nativas, briófitas e espécies exóticas invasoras, como foram elaborados e potencialidades de sua utilização.
Professora:
- Patrícia do Prado Oliveira
Dia: NOVEMBRO 6/11/2024
Modo: presencial na sala 4 UMAPAZ

5ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Serviços Ecossistêmicos
Serão abordados os serviços ecossistêmicos providos pela biodiversidade como a Regulação da quantidade de água, regulação do clima: estoque de carbono e efeito refrescante da vegetação, recreação e educação: vegetação natural em área recreativa de parques, recreação e educação: visitas anuais, de estudantes da rede de ensino em parques com áreas naturais, como foram elaborados e potencialidades de sua utilização.
Professora:
- Patrícia do Prado Oliveira
Dia: MARÇO 5/03/2025
Modo: live -online no canal da UMAPAZ do YOUTUBE

6ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Governança e Gestão – orçamento, projetos e políticas
Serão abordados os indicadores: Orçamento alocado para a biodiversidade, Projetos de Biodiversidade, Políticas, regras e regulações: estratégias locais e planos de ação, Capacidade institucional: funções institucionais essenciais para a Biodiversidade, Secretarias municipais em cooperação para a Biodiversidade, como foram elaborados e potencialidades de sua utilização.
Professores:
- Patrícia do Prado Oliveira
- Mateus Sampaio
Dia: ABRIL 2/04/2025
Modo: live -online no canal da UMAPAZ do YOUTUBE


7ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Governança e Gestão
Participação e parcerias: existência de processos de consultas públicas, agências, empresas, Ongs, instituições acadêmicas e organizações internacionais com as quais a cidade é parceira em atividades, projetos e programas de biodiversidade, educação e conscientização o processo de sensibilização sobre biodiversidade no currículo escolar, como foram elaborados e potencialidades de sua utilização.
Professores:
- Patrícia do Prado Oliveira
- Mateus Sampaio
Dia: MAIO 7/05/2025
Modo: live -online no canal da UMAPAZ do YOUTUBE


8ª AULA: INDICE BIOSAMPA – Novos indicadores
Serão abordados novos indicadores recentemente acrescentados na versão revista e ampliada do Índice de Biodiversidade das Cidades, quais sejam: Restauração de habitats; Saúde e Bem-estar - Proximidade/Acessibilidade aos Parques; Resiliência da Segurança Alimentar - Agricultura Urbana; Situação e avaliação do capital natural na cidade; Situação dos planos de gestão do Espaço Verde e Azul da cidade; Respostas relacionadas com a biodiversidade para as alterações climáticas; Política e/ou incentivos para infraestruturas verdes enquanto Soluções baseadas na Natureza; Ciência comunitária
Professores:
- Mateus Sampaio
- Patrícia do Prado Oliveira

Dia: JUNHO 4/06/2025
Modo: live -online no canal da UMAPAZ do YOUTUBE

Coordenação

Roseli Allemann.

Facilitação

Rodrigo Martins dos Santos.

Geógrafo, Especialista em Geotecnologias e Gestão Ambiental, Mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Indígenas, Doutor em Geografia. Atual Diretor de Patrimônio Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Atuou com Mapeamento e Agrimensura no Ministério do Meio Ambiente e Serviço Florestal Brasileiro. Também foi Chefe da APA (Área de Proteção Ambiental) Bororé-Colônia, e leciona em cursos de nível superior de Gestão Ambiental..


Patricia do Prado Oliveira.

É Geografa pela Universidade de São Paulo (2008), Mestra e Doutora em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é servidora da Prefeitura do Município de São Paulo, Professora de Ensino Fundamental II e Médio (SME) e assessora técnica na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Biogeografia, Paisagem, Geoprocessamento e Planejamento Ambiental..


Otavio Prado.

Geólogo da Prefeitura de São Paulo, também é bacharel em História. Tem doutorado em Gestão Pública pela FGV. Atua na organização da Plataforma Digital do Biosampa, bem como na organização do sistema digital de mapas Geoambiental e sua conexão com o Geosampa. Já foi técnico responsável pelo Observa Sampa, plataforma de indicadores da Prefeitura de São Paulo e Diretor de Informações Ambiental da SVMA..


Mateus de Almeida Prado Sampaio.

Experiência na área de Cartografia Temática, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia Regional, Geografia Histórica e Geografia Econômica. Ministra aulas, cursos, minicursos e oficinas de Cartografia. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Geografia pela USP (2018) e pela UNESP campus de Presidente Prudente (2023). Membro do comitê editorial das revistas Confins (Paris) e Rural & Urbano (Recife).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: todos os servidores públicos municipais e publico em geral

Vagas: 50.

Data: 07/08/2024 a 04/06/2025. Quarta-feira.

Dias: 07/08/2024;04/09/2024; 09/10/2024;06/11/2024,19/03/2025;02/04/2025; 07/05/2025;04/06/2025

Horário: 09:00 às 12:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Certificado: 75% de prensença da carga horária

Plataforma: live canal do youtube.

Parceria: divisão de patrimonio ambiental.


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •