Mooca
O Canal SP156 é a melhor maneira de tornar o seu bairro um lugar mais agradável
A Subprefeitura Mooca atua constantemente para melhorar a qualidade de vida nos seus seis distritos. Para isso, intensificou a fiscalização dos serviços de zeladoria, aumentando o número de demandas enviadas ou devolvidas à empresa responsável — que saltaram de cerca de 300 para uma média mensal de 2.400. Mesmo assim, a participação social continua essencial. De janeiro a abril deste ano, o Canal SP156 registrou somente 2.184 pedidos relacionados à limpeza na região da Subprefeitura Mooca, o que dificulta o mapeamento das reais necessidades dos territórios.
Hoje, nos seis distritos que compõem a Subprefeitura Mooca — Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé — residem mais de 377 mil pessoas, segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As taxas de participação variam: o distrito do Belém lidera, com 625 solicitações (cerca de 1 para cada 89 habitantes), enquanto o Tatuapé registra 395 (cerca de 1 para cada 250 habitantes).
Apesar de ter um cronograma de trabalho amplamente divulgado e rigorosamente seguido, quando a população registra uma solicitação pelo Canal SP156, ela auxilia a Prefeitura na fiscalização dos serviços prestados pela empresa de limpeza. Como consequência, a empresa tende a revisar sua atuação e aprimorar o atendimento.
Cada solicitação registrada oferece à Subprefeitura um panorama mais preciso das necessidades locais. Essa colaboração permite priorizar áreas que mais precisam de atenção, otimizando recursos e ações. A participação da população não é somente um registro, mas sim um direcionamento para as atividades da Subprefeitura, impactando diretamente a qualidade dos serviços prestados.
O que é o SP156 e como usar?
O Canal SP156 é o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo. Ele centraliza as demandas dos munícipes, funcionando como um Canal direto para registrar denúncias, solicitações de serviços, pedidos de informações e sugestões sobre diversos temas relacionados à cidade. É por meio dele que você pode, por exemplo, avisar sobre um descarte irregular na rua, solicitar poda de árvores ou reportar problemas de iluminação pública.
Como fazer uma solicitação pelo SP156:
A Prefeitura de São Paulo está sempre se atualizando para melhor atender à população. Hoje, o Canal SP156 está disponível por telefone, site, aplicativo e WhatsApp. Saiba como solicitar:
Telefone: ligue para o número 156. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Site: no endereço sp156.prefeitura.sp.gov.br, além de registrar uma solicitação, você pode acompanhando o andamento do seu pedido.
Aplicativo: Baixe o aplicativo “SP156” disponível para smartphones (Android e iOS). O aplicativo também permite registrar solicitações de forma prática, inclusive com fotos, e acompanhar a situação das demandas.
WhatsApp: para fazer solicitações pelo aplicativo, basta entrar em contato com o número (11) 3230-5156 e seguir o passo a passo informado pelo chatbot para concluir o pedido.
Ao fazer sua denúncia, procure ser o mais detalhado possível, fornecendo informações como o endereço exato do ocorrido, pontos de referência e uma descrição clara do problema. Quanto mais informações você fornecer, mais rápido e eficaz será o encaminhamento da sua solicitação.
No site do Canal SP156, há um chat de atendimento em tempo real, no qual é possível esclarecer dúvidas — como, por exemplo, saber que tipo de solicitação fazer — inclusive com o envio de links que direcionam para o serviço correto.
Sua participação é fundamental para construirmos uma cidade melhor para todos. Utilize o Canal SP156 e auxilie a Subprefeitura a fiscalizar e cuidar cada vez melhor dos nossos distritos.
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