Mooca

Segunda-feira, 26 de Maio de 2025 | Horário: 18:31
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O Canal SP156 é a melhor maneira de tornar o seu bairro um lugar mais agradável

A baixa procura por registros no SP156 compromete a capacidade de resposta do serviço

A Subprefeitura Mooca atua constantemente para melhorar a qualidade de vida nos seus seis distritos. Para isso, intensificou a fiscalização dos serviços de zeladoria, aumentando o número de demandas enviadas ou devolvidas à empresa responsável — que saltaram de cerca de 300 para uma média mensal de 2.400. Mesmo assim, a participação social continua essencial. De janeiro a abril deste ano, o Canal SP156 registrou somente 2.184 pedidos relacionados à limpeza na região da Subprefeitura Mooca, o que dificulta o mapeamento das reais necessidades dos territórios.

Hoje, nos seis distritos que compõem a Subprefeitura Mooca — Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé — residem mais de 377 mil pessoas, segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As taxas de participação variam: o distrito do Belém lidera, com 625 solicitações (cerca de 1 para cada 89 habitantes), enquanto o Tatuapé registra 395 (cerca de 1 para cada 250 habitantes). 

Apesar de ter um cronograma de trabalho amplamente divulgado e rigorosamente seguido, quando a população registra uma solicitação pelo Canal SP156, ela auxilia a Prefeitura na fiscalização dos serviços prestados pela empresa de limpeza. Como consequência, a empresa tende a revisar sua atuação e aprimorar o atendimento.

Cada solicitação registrada oferece à Subprefeitura um panorama mais preciso das necessidades locais. Essa colaboração permite priorizar áreas que mais precisam de atenção, otimizando recursos e ações. A participação da população não é somente um registro, mas sim um direcionamento para as atividades da Subprefeitura, impactando diretamente a qualidade dos serviços prestados.

O que é o SP156 e como usar?

O Canal SP156 é o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo. Ele centraliza as demandas dos munícipes, funcionando como um Canal direto para registrar denúncias, solicitações de serviços, pedidos de informações e sugestões sobre diversos temas relacionados à cidade. É por meio dele que você pode, por exemplo, avisar sobre um descarte irregular na rua, solicitar poda de árvores ou reportar problemas de iluminação pública.

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A imagem mostra o chat de atendimento do Canal SP156.

Como fazer uma solicitação pelo SP156:

A Prefeitura de São Paulo está sempre se atualizando para melhor atender à população. Hoje, o Canal SP156 está disponível por telefone, site, aplicativo e WhatsApp. Saiba como solicitar:

Telefone: ligue para o número 156. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Site: no endereço sp156.prefeitura.sp.gov.br, além de registrar uma solicitação, você pode acompanhando o andamento do seu pedido.

Aplicativo: Baixe o aplicativo “SP156” disponível para smartphones (Android e iOS). O aplicativo também permite registrar solicitações de forma prática, inclusive com fotos, e acompanhar a situação das demandas.

WhatsApp: para fazer solicitações pelo aplicativo, basta entrar em contato com o número (11) 3230-5156 e seguir o passo a passo informado pelo chatbot para concluir o pedido.

Ao fazer sua denúncia, procure ser o mais detalhado possível, fornecendo informações como o endereço exato do ocorrido, pontos de referência e uma descrição clara do problema. Quanto mais informações você fornecer, mais rápido e eficaz será o encaminhamento da sua solicitação.

No site do Canal SP156, há um chat de atendimento em tempo real, no qual é possível esclarecer dúvidas — como, por exemplo, saber que tipo de solicitação fazer — inclusive com o envio de links que direcionam para o serviço correto.

Sua participação é fundamental para construirmos uma cidade melhor para todos. Utilize o Canal SP156 e auxilie a Subprefeitura a fiscalizar e cuidar cada vez melhor dos nossos distritos.

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