Mooca

Terça-feira, 5 de Novembro de 2024 | Horário: 16:59
Compartilhe:

Circular pelo Largo da Concórdia e pela Praça Agente Cícero agora está mais fácil

Após mudanças na zeladoria e fiscalização, a região está mais organizada para quem procura um dos maiores centros de comércio popular do país

Em maio deste ano, a Subprefeitura da Mooca apresentou um Plano de Ação para trazer mais organização e segurança à região do Largo da Concórdia. O plano considerou também o seu entorno, incluindo a Praça Agente Cícero, e trechos da Avenida Rangel Pestana, Rua Barão de Ladário, Rua Miller, entre outras. As ações trouxeram um novo frescor, com intervenções que organizaram o uso do espaço, tornando-o mais bonito e, principalmente, mais limpo e seguro.

Visão de quem chega ao Brás pelo Viaduto Maestro Alberto Marino, com a Praça Agente Cícero à direita. Fotografia capturada no dia 7 de agosto, quarta-feira, por volta das 14 horas.

“Para mim, a maior mudança foi a instalação do posto policial. Isso me deixou mais protegido,” explica Humberto Madeiro, que atua na região desde 1961. O posto policial foi instalado em meados de 2020; contudo, o aumento do policiamento na região é resultado do Convênio da Atividade Delegada, que, por meio de parceria com o Governo do Estado, permite que a Prefeitura contrate policiais militares para reforçar a segurança em seus dias de folga. Hoje, por dia, cerca de 500 policiais atuam na região. 

Outra ação que tem impacto direto na segurança do Brás é a organização do comércio ambulante. “O comércio de rua pode existir; aliás, faz parte do cenário do Brás. Contudo, da forma como estava, não era possível atrair consumidores para a região.”, pondera Fauze Yunes, presidente da Alobrás, associação que representa os comerciantes da região. Além disso, o presidente acredita que o comércio de lojas e o de rua podem coexistir pacificamente e se beneficiar mutuamente, desde que haja concorrência leal e boa organização, com o espaçamento e o tamanho das barracas adequados para permitir a circulação.

Atividade Delegada atuando no Largo da Concórdia.

 

Zeladoria

A região comercial do Brás é composta por impressionantes 55 ruas, que abrigam cerca de 6 mil lojas, conforme dados da Alobrás. No Largo da Concórdia, um ponto crucial da região, são recolhidas cerca de 90 toneladas de lixo por mês, refletindo a imensa movimentação e atividade local. Com 387 lixeiras estrategicamente distribuídas, a área é submetida a um rigoroso processo de zeladoria, com limpeza realizada, ao menos, três vezes ao dia e ações noturnas adicionais, garantindo um padrão de limpeza que tenha o poder de suportar a alta demanda.

O Largo da Concórdia durante a semana, à tarde. Fotografia capturada no dia 7 de agosto, quarta-feira, por volta das 14 horas.

Além das ações de zeladoria de rotina, como a limpeza das bocas de lobo, o clareamento do piso e a preservação do Monumento ao Imigrante Nordestino, a manutenção também assume um papel fundamental na conservação do local. Com um olhar atento aos detalhes, gradis, calçadas, pintura antipichação e iluminação passaram por uma revisão completa. O recente plantio de grama adicionou um toque de verde, realçando a beleza da área.

Praça Agente Cícero. Fotografia capturada no dia 7 de agosto, quarta-feira, por volta das 14 horas.

“Já fizemos muita coisa e ainda há muito que se fazer. Como responsável por essa área, busco equilibrar as ações de forma coordenada, visando ao bem-estar da comunidade e o respeito à legislação. Esses princípios orientam nosso trabalho para promover melhorias e tornar o Brás mais agradável para todos. Agora, nosso foco é manter o que foi estabelecido e continuar aprimorando constantemente”, explica Marcus Vinicius Valério, subprefeito da Mooca. 

No Largo da Concórdia e seu entorno, as ações de fiscalização e zeladoria são realizadas constantemente em todas as regiões do Brás. Além das atividades rotineiras, toda a população pode incluir um serviço no cronograma de trabalho das equipes da Prefeitura utilizando o canal SP156.

collections
Galeria de imagens