Infraestrutura Urbana e Obras
Avançam obras de combate às enchentes na região do Capão Redondo
Atendendo uma demanda histórica da região, a Prefeitura de São Paulo está trabalhando em importantes obras de combate às enchentes, que vão beneficiar cerca de 870 mil pessoas que vivem no Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e no Jardim São Luís, na Zona Sul da capital. O prefeito Ricardo Nunes vistoriou nesta quarta-feira (28) as obras que estão recebendo um investimento de R$ 378 milhões. As intervenções foram iniciadas em julho de 2022 e devem ser concluídas até maio de 2025.
As obras estão avançando conforme o planejado. Para garantir a segurança da população que vive nas proximidades do córrego Água dos Brancos, os trabalhos estão atualmente concentrados na construção de um reservatório para contenção de cheias, com capacidade para 192 mil m³, o equivalente a 77 piscinas olímpicas. Esse reservatório ajudará no combate às enchentes na Avenida Ellis Maas e nos arredores do Parque Santo Dias, beneficiando, assim, a bacia hidrográfica do “Morro do S”. Paralelamente, está em andamento a canalização de 3 km do córrego Água dos Brancos, dos quais 1.700 metros já foram executados.
Outras Ações Planejadas
Obras de mobilidade também estão contempladas no mesmo contrato das obras de drenagem, incluindo o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho em 3,3 km, o que permitirá a ligação direta entre o terminal de ônibus Jardim Ângela e a estação de metrô Capão Redondo. Além disso, a via contará com um novo corredor de ônibus e uma ciclovia, proporcionando alternativas de transporte mais seguras e eficientes. O prolongamento, que será iniciado em uma próxima etapa, será essencial para melhorar a mobilidade e reduzir o tempo de deslocamento na região.
O novo sistema viário prevê dois viadutos que cruzarão o futuro reservatório, conectando a Avenida Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck ao prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho. Também está prevista a construção de uma passagem inferior para facilitar a ligação entre a Avenida Carlos Caldeira Filho e a Estrada do M’Boi Mirim. Essas melhorias não apenas ampliarão a conectividade e acessibilidade entre importantes vias da região, mas também contribuirão para a redução de congestionamentos, oferecendo rotas alternativas e melhorando o fluxo de tráfego.
Convênio com o Metrô
No dia 21 de junho, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado firmaram um convênio para compatibilizar as obras de prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho com a extensão da Linha 5-Lilás do Metrô. Conforme o acordo, a Prefeitura será responsável pela execução da nova pista sul da avenida (sentido bairro), enquanto o Governo do Estado cuidará das obras da pista norte (sentido centro).
A pista norte, que ficará a cargo do Governo do Estado, incluirá também a extensão da Linha 5-Lilás, conectando a estação Capão Redondo à futura estação Jardim Ângela, próxima ao Hospital M'Boi Mirim. Essa integração será fundamental para melhorar a conectividade e oferecer novas opções de transporte público aos moradores da região, contribuindo para uma mobilidade mais eficiente e sustentável.
A assinatura do convênio permitiu, ainda, a inclusão das obras de requalificação da Av. Comendador Santana no mesmo contrato vigente. Essas intervenções, que serão realizadas pela Prefeitura, não implicarão em acréscimos no valor inicialmente contratado.
Assessoria de Comunicação - SPObras
28/08/2024