Infraestrutura Urbana e Obras
Prefeitura avança na construção de galerias reservatório para contenção de cheias do Córrego Carumbé, na Zona Norte
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), trabalha na implantação das primeiras galerias pluviais da cidade com capacidade para reservar as águas da chuva e conter alagamentos. A solução inédita está em construção na Brasilândia, onde mais de 243 mil pessoas serão beneficiadas pelas obras. Os serviços serão entregues à população já no primeiro semestre do ano que vem, e contam com um investimento de R$ 56,2 milhões por parte da gestão municipal.
Devido a características específicas da região, a SIURB optou por uma alternativa que reduzisse ao máximo os transtornos causados aos moradores do bairro, evitando desapropriações e grandes interdições no trânsito local. Além de combater às enchentes no Jardim Carumbé, as obras também beneficiam as comunidades ao longo do Córrego Bananal, que historicamente sofrem com as cheias.
A iniciativa consiste na construção de duas galerias sob a Avenida Manoel Bolívar, com capacidade para armazenar até 9,2 milhões de litros de água da chuva. Os reservatórios irão se estender pelos dois lados da via, percorrendo 350 metros, e com oito metros de profundidade. No momento, as obras estão concentradas na perfuração do solo para implantação das novas galerias.
Após a finalização dos trabalhos, a água excedente do Córrego Carumbé será represada na nova rede subterrânea, antes de desaguar no Córrego Bananal. Ao final das chuvas, os reservatórios serão esvaziados de forma gradual, evitando transbordamentos nos dois córregos. Os serviços também contemplam a recomposição de 5.277 metros quadrados de pavimento em toda área da obra, com a instalação de novas bocas de lobo e poços de visita, que auxiliam na manutenção e limpeza das galerias.
A intervenção foi proposta no Caderno de Drenagem da Bacia Hidrográfica do Córrego Cabuçu de Baixo, elaborado em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP. Os estudos também preveem a construção de um outro reservatório no Córrego Carumbé, localizado na Avenida Dep. Cantídio Sampaio. As ações integram o bloco prioritário do Plano Diretor de Drenagem (PDD) da Cidade.
Novas galerias reservatório
Dessa vez na Zona Sul, com a mesma tecnologia de combate às cheias utilizada no Jardim Carumbé, a SIURB contratou as obras para implantação de novos túneis com capacidade de reservação entre a Alameda Ibijaú e Rua Gaivota, em Moema. As obras serão iniciadas ainda neste ano.
Assessoria de Comunicação - SIURB
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk