Infraestrutura Urbana e Obras
Içamento de última treliça marca reta final das obras da Ciclopassarela Bernardo Goldfarb
A construção da Ciclopassarela Bernardo Goldfarb, localizada na Marginal Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, avançou na madrugada de hoje para sua fase final, com o içamento da quarta e última treliça metálica da estrutura. Essa operação foi um dos marcos importantes do projeto.
“Toda essa ciclopassarela terá uma parte visual, de iluminação, então vai ficar bem bonita, fazendo toda a interligação com as rampas de acesso para que em dezembro os ciclistas já possam utilizar este acesso entre Butantã e Pinheiros”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
O içamento da treliça de 35 metros de comprimento e 35 toneladas exigiu precisão e coordenação devido ao seu peso e dimensões, além da complexidade do ambiente, que incluiu vias de intenso tráfego e a linha férrea da CCR. Para realizar a ação, o local contou com uma sinalização provisória, equipes especializadas e agentes de trânsito para garantir a segurança e o andamento eficiente dos trabalhos.
No total, a estrutura da ciclopassarela soma cerca de 220 toneladas distribuídas em quatro treliças. As duas primeiras treliças, com 75 toneladas e 50 metros de comprimento cada, foram içadas em agosto e setembro, enquanto as duas últimas, com 35 toneladas e 35 metros de comprimento cada, foram içadas em outubro e, por fim, esta em novembro.
Fabricadas em Itapetininga, as peças percorreram 299 quilômetros até São Paulo, com aço CA-50 fornecido pela siderúrgica Vallourec, reforçando o compromisso com a qualidade e durabilidade do projeto.
A ciclopassarela terá uma extensão de travessia de 685 metros e ocupará uma área de 3.470 m², posicionada a aproximadamente 8 metros de altura em relação à Marginal Pinheiros. Para garantir uma estrutura sólida e duradoura, serão utilizados 3.100 m³ de concreto e 147 estacas.
Sobre a Ciclopassarela Bernardo Goldfarb
Situada ao lado da ponte Bernardo Goldfarb, a nova ciclopassarela irá conectar os distritos de Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, oferecendo uma travessia segura e eficiente sobre o Rio Pinheiros, as Vias Marginais e a Linha 9 – Esmeralda da CPTM. A expectativa é que a estrutura beneficie aproximadamente 166 mil pessoas diariamente.
O projeto inclui uma ciclovia bidirecional, calçadas e rampas de acesso, com implantação próxima à Praça Oliveira Penteado, na margem oeste, e à Rua Eugênio de Medeiros, na margem leste. Além das rampas, o projeto contempla escadas de acesso integradas, garantindo opções seguras e acessíveis para pedestres e ciclistas.
Iniciadas em dezembro de 2023, as intervenções estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano e contam com um investimento de R$ 41,9 milhões, provenientes da Operação Urbana Faria Lima.
Comunicação SPObras - 03/11/2024