Infraestrutura Urbana e Obras
Obras do entorno de Itaquera
O conjunto de obras inclui o viaduto Guaianases; o viaduto Itaquera; pontilhões; interligações viárias e canalizações de córregos. As obras estão localizadas em diferentes trechos entre Artur Alvim e Guaianases. O custo total do empreendimento é de R$ 130 milhões.
Estão concluídas as obras denominadas “entorno de Itaquera”; ou seja, viaduto Itaquera e a pavimentação dos acessos ao viaduto. O viaduto de Itaquera foi concluído em novembro de 2013 e está com tráfego liberado pela CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. Como o viaduto é metálico as estruturas foram executadas no canteiro de obras e depois transportadas e montadas.
A construção da passagem inferior Inajar-Guaçu, que está com 70% do total escavado, mas aguarda a finalização das desapropriações para dar continuidade as obras; as obras de canalização do córrego Verde no trecho da Jacu-Pêssego até a avenida Campanella, com extensão de cerca de 300 metros passam por readequação do projeto.
O viaduto de Guaianases (av. Salvador Gianetti) está em detalhamento de projeto; os pontilhões das ruas Boaventura e Quinta de São Miguel, assim como as obras das ruas Monsenhor Agnelo e Damásio Pinto aguardam desapropriações.
Ficha técnica do Prolongamento da Nova Radial Leste
Obras da Radial Leste – Contrato: 018/SIURB/11; Investimento PMSP: 130 milhões:
Viaduto Guainases, viaduto Itaquera, pontilhões, interligações viárias e canalizações de córregos, desde Artur Alvim até Guainases;;
Viaduto Itaquera:
100% concluído;
Liberado ao trânsito no dia 27 de novembro de 2013; Estrutura metálica, apoiada em pilares de concreto e duas caixas estaqueadas;
Extensão: 219,88 m;
Largura: 10,50 m;
Área: 2.315, 66 m².
Canalização do Córrego Laranja-Azeda:
Concluído: 100%;
Trecho de 250 m.
Parque Linear Rio Verde:
Possui uma área implantada que já atende a população; Existem 3 Decretos de Utilidade Pública (DUPs) para a implantação dos outros parques, porém, ainda não existem imissões na posse para estas DUPs.
Área: 54.934 m².
Obras de canalização do Córrego Verde:
O projeto executivo no trecho do Córrego Jacu Pêssego até a Avenida Campanella (está em readequação); Total de 299,44 m; Os demais trechos estão em projeto e sem data para execução. O trecho situa-se no mesmo local em que a DERSA executou uma alça de acesso da Avenida Jacu Pêssego à nova Radial Leste.
Obras da passagem inferior Inajár-Guaçu:
Pavimentação: depende da finalização das desapropriações
Obras do Viaduto Guaianases:
Complexo Viário Polo de Itaquera - PMSP e Governo do Estado
• Obras iniciadas em 2012 com conclusão até abril de 2014. (este prazo tem que ser verificado junto a DERSA, pois as obras abaixo são do Governo do Estado)
• Investimento: R$ 548,5 milhões. Destes, R$ 397,9 milhões do Governo do Estado e R$ 150,6 milhões da PMSP.
1ª fase:
Nova avenida de ligação norte-sul, no trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM. Nova avenida articulando a ligação norte-sul com a Avenida Miguel Inágio Curi. Passagem em desnível (mergulhão) na Radial Leste, no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM. Rotatória e alargamento de pista no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado.
• Execução: 100%
2ª fase:
Duas alças de acesso entre a Avenida Jacu-Pêssego e Nova Radial.
• Execução: 100%.
3ª fase:
Passarela sobre os trilhos, com 180m de extensão e 66 m de vão livre (no sentido norte-sul, em paralelo ao sistema viário), próximo à estação Artur Alvim.
• Status de Execução: 100% (confirmar com o Governo do Estado)
- A montagem final da passarela (com piso, pinos, etc) concluída em maio de 2014.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk