Infraestrutura Urbana e Obras
Prefeitura inicia obras remanescentes do prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan, na Zona Sul
O prefeito Ricardo Nunes acompanhou, na manhã desta quinta-feira (23), o início das obras remanescentes do prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul da capital. Com investimento de R$ 376 milhões, os trabalhos devem ser concluídos em 36 meses, garantindo a completa funcionalidade e a melhoria na mobilidade urbana da região.
“Essas obras foram paralisadas por uma série de problemas contratuais, mas, muito especial, por falta de recurso. Todo o conjunto da obra teve um gasto muito maior do que era previsto naquele momento e não houve o recurso para concluir esse túnel”, explicou o prefeito Ricardo Nunes durante a ação Prefeitura Presente na região de Santo Amaro. “Agora, a gente fez todo o ajuste na saúde financeira da cidade e a equipe de engenharia da Prefeitura de São Paulo retoma a obra, inicia hoje e agora não tem como parar, pois, realmente, está tudo planejado de uma forma estruturada”, completou.
O prolongamento da Avenida Chucri Zaidan vai consolidar e expandir o eixo de desenvolvimento de um importante centro empresarial da metrópole, formado pelas avenidas Nações Unidas, Berrini e Chucri Zaidan, desde a Avenida dos Bandeirantes, na altura da Ponte Ary Torres, até a Avenida Roque Petroni Junior, na altura da Ponte do Morumbi.
O projeto inclui a construção de um túnel sob a Avenida Cecília Lottenberg, entre a Praça Embaixador Cyro de Freitas e a Rua da Paz, que contará com 910 metros de extensão, em célula dupla, contemplando duas faixas por sentido, passeios laterais e saídas de emergência. No viário sobre o túnel, será implantado um corredor de ônibus central, uma faixa para veículos por sentido, calçada acessível, enterramento de redes de energia e de telecomunicações, retirada de postes de concreto e paisagismo.
Situação atual da Avenida Cecília Lottenberg. Foto: SECOM
Os serviços também abrangem melhorias de mobilidade e adequações viárias em diversos trechos já existentes na via. Entre a Rua Henry Dunant e a Avenida João Doria, serão implantados corredor de ônibus, passeios acessíveis, reforma dos pavimentos asfálticos e paisagismo. Da Rua Fernandes Moreira até a Rua Henry Dunant, está previsto o enterramento de redes de energia elétrica e telecomunicações, retirada de postes, além de melhoramentos viários. No trecho da Avenida João Doria até a Rua Antônio de Oliveira, haverá adequação da geometria viária existente para comportar 4 faixas por sentido, sendo a faixa da esquerda destinada para corredor de ônibus.
A obra também beneficiará ciclistas, com a implantação de rampas cicloviárias na Ponte Laguna, ligando-a à ciclovia existente na margem Leste do Rio Pinheiros.