Infraestrutura Urbana e Obras

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024 | Horário: 11:36
Compartilhe:

Jardim Vila Minerva, na Zona Leste, ganha nova rede de drenagem

Com investimento de R$ 88,9 milhões, as intervenções se estendem por 1,5 km, beneficiando mais de 100 mil pessoas

O córrego Itaquera-Mirim, localizado em Guaianases, na Zona Leste da Cidade, está ganhando um importante reforço na sua rede de drenagem. Para aumentar a capacidade de escoamento das águas, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está trabalhando na construção de novas galerias e na canalização do córrego. Com investimento de R$ 88,9 milhões, os mais de 100 mil moradores da região do Jardim Vila Minerva são beneficiados pelas obras.

Os trabalhos tiveram início em novembro de 2023 e a previsão é que sejam concluídos em dezembro deste ano. O contrato contempla a execução das obras em um trecho de 1.543,15 metros. Desse total, 481 metros já foram finalizados.

As ações eram aguardadas há mais de 50 anos pela comunidade local, devido a insuficiência do sistema de drenagem, que causava transtornos em períodos chuvosos. Os serviços são executados por fases, garantindo a celeridade nas intervenções.

Ao todo, serão substituídos 221,5 metros de antigas galerias. A primeira etapa contempla a substituição da tubulação existente na Rua Professor Alexandre Monat, com a utilização de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) e de maior diâmetro, visando o aumento da vazão dos dispositivos de captação das águas.

A segunda fase de obras nas galerias será executada pelo método conhecido por “tunel linner", quando as escavações acontecem diretamente no subsolo, utilizando os poços de visita para acesso à tubulação. A técnica utilizada garante a rapidez no processo de recuperação dos tubos e da cura do concreto, além de reduzir ao máximo o impacto no transito local, uma vez que não há a necessidade de grandes interdições nas vias.

A canalização do córrego contempla um trecho de 1.321,65 metros. Em sua primeira etapa, a canalização é executada por aduelas abertas em concreto armado, garantindo o bom escoamento das águas, além de facilitar a manutenção do canal. As intervenções serão realizados em quatro trechos: entre as ruas Getulina Belmiro Valverde até a Rua Bom Jesus da Penha; ruas Copenhague, Benedita Leite Ávila, Bom Jesus da Penha até a Rua Eugênio Radiante; Rua Benedito Leite Ávila, Av. Sansão de Castelo Branco até as ruas Professor Alexandre Monat e Boaventura Dias; Av. Sansão de Castelo Branco, entre a Rua Professor Alexandre Monat até o canal principal.

 Obra em andamento na Avenida Sansão Castelo Branco, altura do número 452 – Jardim Guaianazes

A última fase da canalização será realizada por aduelas fechadas em concreto armado, entre as ruas Getulina, Capitão Pucci e Belmiro Valverde, seguindo pelas ruas Bom Jesus da Penha, Benedito Ávila, Eugênio Radiante até a Av.

Assessoria de Comunicação - SIURB

collections
Galeria de imagens