Infraestrutura Urbana e Obras

Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025 | Horário: 15:36
Compartilhe:

Prefeitura investe mais de R$ 800 milhões em obras de novas galerias e canalização de córregos

Cerca de 12 mil metros de novas galerias estão em construção, enquanto que outros seis mil metros de córregos passam por obras de canalização

Com um investimento de R$ 808,8 milhões, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) executa 19 intervenções em importantes córregos e redes de drenagem da cidade. Todas as obras serão concluídas entre dezembro deste ano e o primeiro semestre de 2026, contemplando a construção de mais de 12,6km de novas galerias de águas pluviais e a canalização de aproximadamente 6,2 km de córregos em todas as regiões da capital.

Na Zona Sul, a SIURB está construindo mais de 6,2 mil metros de novas galerias de águas pluviais. As intervenções se estendem entre as ruas Geraldo Fraga de Oliveira, Aurélio Duarte de Oliveira e avenida Maria Coelho Aguiar, no córrego São Luís; Rua Hercília Gonçalves dos Santos e Avenida Luiz Gushiken, no córrego Piraporinha; Rua Afonso Mariano, entre as avenidas Jabaquara e Indianópolis; além da Avenida Almirante Delamare. Enquanto que os córregos Veleiros, Itupu e Abacateiro passam por obras de canalização em um trecho de 1.328 metros. As obras contemplam os distritos do Ipiranga, M'Boi Mirim, Capela do Socorro, Vila Mariana e Cidade Ademar.

Na Zona Leste, estão em andamento mais de 4,8 mil metros de canalização em seis importantes cursos d'água da região. Os serviços estão concentrados nos córregos Itaquera, Itaquera-Mirim, Rodeio, Caguaçu e Germano. Além disso, outros 1,5 mil metros de novas galerias estão em fase de implantação nas ruas Dr. Luís Aires, Getulina e Boaventura Dias. As obras beneficiam as regiões de Itaquera, Guaianases, São Miguel, São Mateus e Cidade Tiradentes. 

Já em Pinheiros, na Zona Oeste, a SIURB trabalha na recuperação e construção de novas galerias na Rua Guararapes, entre as avenidas Santo Amaro e Eng. Carlos Berrini. A Avenida dos Semaneiros também conta com obras de drenagem em execução. Ao todo, a região está recebendo mais de 2,7 mil metros de nova rede de drenagem. 

No bairro do Limão, na Zona Norte, está em andamento a construção de mais de 1,2 mil de novas galerias, entre as avenidas Antônio Munhoz Bonilha, Nossa Senhora do Ó e as ruas Bartholomeu do Canto e João Librina. Outra importante ação está em execução na Rua Chico Pontes, onde estão em construção 540 metros de galerias para captação das águas da chuva. Já na região Central, a gestão municipal realiza a contenção e estabilização de 400 metros das margens do Rio Tamanduateí junto a Avenida do Estado.

Confira abaixo o detalhamento de cada intervenção:

Zona Sul:

•    Córrego São Luiz - Ruas Geraldo Fraga de Oliveira, Aurélio Duarte de Oliveira e avenidas Maria Coelho Aguiar (M’Boi Mirim) 
1.400 metros de novas galerias
Obras iniciadas em fevereiro de 2023

•    Córrego Piraporinha / Rua Hercília Gonçalves dos Santos e Avenida Luiz Gushiken (M’Boi Mirim) 
3.300 metros de galerias
Obras iniciadas em março de 2024 

•    Córrego Veleiros (Capela do Socorro) 
890 metros de canalização 
Obras iniciadas em dezembro de 2023

•    Avenidas Afonso Mariano Fagundes, Jabaquara e Indianópolis (Vila Mariana) 
1.200 metros de galerias 
Obras iniciadas em agosto de 2024

•    Córrego Itupu (M’Boi Mirim) 
285 metros de canalização 
Obras iniciadas em dezembro de 2024

•    Córrego Abacateiro (Cidade Ademar) 
173 metros de canalização
Obras iniciadas em dezembro de 2024

•    Avenida Almirante Delamare (Ipiranga) 
300 metros de galerias 
Obras iniciadas em novembro de 2024

Zona Leste: 

•    Jardim Vila Minerva / Córrego Itaquera-Mirim (Guaianases) 
1.324 metros de galerias e 221m de canalização
Obras iniciadas em novembro de 2023 

• Córrego Itaquera (São Miguel / Itaim Paulista)
890 metros de canalização
Obras iniciadas em abril de 2024 

•    Rua Dr. Luís Aires (Itaquera) 
200 metros de galerias
Obras iniciadas em julho de 2024 

•    Córrego do Rodeio / Rua Inácio Monteiro (Cidade Tiradentes) 
1.000 metros de canalização 
Obras iniciadas em novembro de 2024 

• Córrego Rodeio / Estrada Manoel de Oliveira Ramos X Estrada Iguatemi (Cidade Tiradentes)
1.000 metros de canalização
Obras iniciadas em novembro de 2024 

•    Córrego Caguaçu (São Mateus) 
 880 metros de canalização
Obras iniciadas em dezembro de 2024 

• Córrego Germano (São Mateus) 
880 metros de canalização: 
Obras iniciadas em dezembro de 2024 

Zona Norte: 

•    Av. Antônio Munhoz Bonilha (Casa Verde/Cachoeirinha) 
1.200 metros de galerias
Obras iniciadas em outubro de 2023 

• Rua Chico Pontes (Vila Maria/Vila Guilherme) 
540 metros de galerias
Obras iniciadas em outubro de 2024

Zona Oeste: 

•    Av. dos Semaneiros (Pinheiros) 
883 metros de galerias
Obras iniciadas em dezembro de 2023 

• Rua Guararapes / Av. Santo Amaro até Av. eng. Luís Carlos Berrini (Pinheiros) 
1.905 metros de novas galerias
Obras iniciadas em novembro de 2024 

Central:

•    Avenida do Estado (Sé) 
400 metros de microdrenagem e estabilização do Rio Tamanduateí 
Obras iniciadas em novembro 2024

Assessoria de Comunicação - SIURB
 

collections
Galeria de imagens