Infraestrutura Urbana e Obras
Prefeitura trabalha na construção de galerias para combater enchentes no Jardim Carumbé, na Zona Norte
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está construindo duas novas galerias com capacidade de reservar as águas da chuva na região do Jardim Carumbé, na Zona Norte. Com investimento de R$ 56,2 milhões, os trabalhos para combate às enchentes tiveram início em junho deste ano, e serão entregues à população em maio de 2026.
As obras contemplam a implantação de duas galerias de 350 metros cada, sob a Avenida Manoel Bolívar, com capacidade para reservar até 9,2 milhões de litros de água. Com o novo reservatório, as chuvas serão direcionadas e armazenadas no subsolo da via, impedindo o transbordamento do Córrego Carumbé. Além disso, os serviços também beneficiam a bacia do Córrego Bananal, que receberá o fluxo d’água do Carumbé de forma mais controlada, evitando a sobrecarga do sistema de drenagem local.
Para a contenção das cheias na Brasilândia, também já está em andamento os projetos para a construção do Piscinão Carumbé, previsto para ser implantado na Avenida Dep. Cantídio Sampaio, e com capacidade para armazenar até 60 milhões de litros de água. A intervenção foi proposta no Caderno de Drenagem da Bacia Hidrográfica do Cabuçu de Baixo, e integra o Plano Diretor de Drenagem (PDD).
Assessoria de Comunicação - SIURB