Infraestrutura Urbana e Obras

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Prefeitura trabalha na construção de galerias para combater enchentes no Jardim Carumbé, na Zona Norte

Implantação de galerias com capacidade de armazenar água da chuva vai beneficiar mais de 240 mil pessoas na região da Brasilândia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está construindo duas novas galerias com capacidade de reservar as águas da chuva na região do Jardim Carumbé, na Zona Norte. Com investimento de R$ 56,2 milhões, os trabalhos para combate às enchentes tiveram início em junho deste ano, e serão entregues à população em maio de 2026. 

As obras contemplam a implantação de duas galerias de 350 metros cada, sob a Avenida Manoel Bolívar, com capacidade para reservar até 9,2 milhões de litros de água. Com o novo reservatório, as chuvas serão direcionadas e armazenadas no subsolo da via, impedindo o transbordamento do Córrego Carumbé. Além disso, os serviços também beneficiam a bacia do Córrego Bananal, que receberá o fluxo d’água do Carumbé de forma mais controlada, evitando a sobrecarga do sistema de drenagem local.

Obras em andamento na Avenida Manoel Bolivar
Obras de drenagem em andamento na Av. Manoel Bolívar

Para a contenção das cheias na Brasilândia, também já está em andamento os projetos para a construção do Piscinão Carumbé, previsto para ser implantado na Avenida Dep. Cantídio Sampaio, e com capacidade para armazenar até 60 milhões de litros de água. A intervenção foi proposta no Caderno de Drenagem da Bacia Hidrográfica do Cabuçu de Baixo, e integra o Plano Diretor de Drenagem (PDD). 

Assessoria de Comunicação - SIURB

collections
Galeria de imagens