Infraestrutura Urbana e Obras
Requalificação do corredor de ônibus da Avenida Amador Bueno da Veiga avança com melhorias estruturais na zona leste
As obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Amador Bueno da Veiga, realizadas pela Prefeitura de São Paulo por meio da SPObras, seguem progredindo para trazer melhorias para a mobilidade urbana na zona leste. O projeto abrange um trecho de 5 quilômetros, entre a Praça Micaela Vieira e a Rua Embira, no bairro da Penha. A modernização beneficiará mais de 106,5 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente. Com um investimento de R$ 62 milhões, a conclusão das obras está prevista para agosto de 2025.
O trajeto da requalificação se estende desde a confluência da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira, seguindo até o cruzamento das Avenidas Dom Helder Câmara e Calim Eid, e finalizando na confluência com a Rua Embira, junto à Avenida São Miguel.
A reforma do corredor exclusivo à direita inclui a implantação de pavimento rígido de concreto nas paradas de ônibus e pavimento flexível nas demais faixas de rolamento, requalificação das paradas com superguia de 28 cm para nivelamento com o ônibus durante o embarque e desembarque, implantação de infraestrutura para sistema de monitoramento por câmeras nas paradas, melhorias de microdrenagem, renovação da sinalização viária e acessibilidade.
Desde o início dos trabalhos, importantes avanços já foram realizados:
• Infraestrutura de drenagem: Mais de 600 metros de novas redes de águas pluviais foram construídos, com reforma e ampliação de bocas de lobo e poços de visita, entre as ruas Padre João e Padre Olivetanos.
• Guias e sarjetas: Foram instalados 940 metros de novas guias e sarjetas de concreto em trechos estratégicos, como a Praça Dona Micaela, ruas próximas e a Avenida São Miguel, conhecida como “trecho binário”.
• Pavimento flexível: Aplicados 860 metros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) em vias como a Rua Uicó e Rua Candapuí, melhorando a qualidade das faixas de rolamento.
• Paradas de ônibus modernizadas: Nove paradas já receberam 1.600 toneladas de concreto de alta resistência, incluindo locais importantes como o terminal na Praça Dona Micaela.
• Infraestrutura subterrânea: Foram executados 900 metros para o enterramento da rede de média tensão pela ENEL e 1.000 metros de valas técnicas para telecomunicações, integrando iluminação pública e sistemas da CET e SPTrans.
• Calçadas acessíveis: Construção de 900 metros de novas calçadas adaptadas, garantindo mais segurança para os pedestres.
Com a conclusão das obras, a requalificação do corredor de ônibus da Avenida Amador Bueno da Veiga representará um avanço significativo para a mobilidade urbana na zona leste de São Paulo, reduzindo o tempo de deslocamento com o aumento da capacidade e da eficiência do transporte público na região. O projeto proporciona uma infraestrutura mais moderna, segura e eficiente, beneficiando diretamente a população e impulsionando o desenvolvimento local.
Assessoria de Comunicação – SPObras
02/12/2024