Infraestrutura Urbana e Obras

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025 | Horário: 13:44
Compartilhe:

Secretaria de Obras entrega recuperação de 1.500 metros do Córrego Pirajuçara

Finalização dos trabalhos garante o pleno escoamento das águas durante as chuvas, evitando alagamentos no entorno do córrego

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) concluiu no início deste mês as obras de recuperação do córrego Pirajuçara, localizado entre as subprefeituras Butantã e Campo Limpo, nas zonas Oeste e Sul, respectivamente. Com a finalização dos trabalhos, a capacidade de escoamento das águas do córrego foi restabelecida, garantindo a segurança dos mais de 360 mil moradores dos distritos, que sofriam com os constantes alagamentos na região. A ação de combate às enchentes contou com um investimento de R$47,5 milhões por parte da gestão municipal.

Partindo da Rua José Carlos de Macedo Soares, no Campo Limpo, os serviços se estenderam até a Rua Carlos de Mesquita, na Vila Sônia, em um trecho de 1.500 metros, junto às avenidas Pirajussara e Jorge Amado. Com a deterioração do leito do canal, a vazão do córrego foi comprometida, o que levava ao transbordamento das águas nos dias de fortes chuvas.

Trecho do Córrego Pirajuçara recuperado, próximo ao Piscinão Cedrolândia

Para retomar o funcionamento adequado do sistema de drenagem da região, a SIURB recuperou as características físicas, estruturais e hidráulicas do córrego, com a limpeza do fundo do leito, que removeu mais 34 mil m³ de resíduos, além da readequação das laterais, com a instalação de mantas impermeabilizantes para proteger as paredes do curso d’água.

Cadernos de Drenagem

A intervenção foi proposta no Caderno de Drenagem do Córrego Pirajuçara, publicado em 2021, em uma parceria com a Fundação Centro Tecnológico Hidráulica (FCTH) da USP, e passou a integrar o Plano Diretor de Drenagem (PDD), já na sua primeira edição. O trabalho reafirma o comprometimento da Prefeitura de São Paulo em aumentar a resiliência da cidade frente às chuvas.

Os estudos, que são um importante instrumento de planejamento para a redução dos alagamentos da cidade, podem ser consultados por meio do link: https://capital.sp.gov.br/web/obras/w/drenagem

Planejamento para o controle de cheias

Na bacia do Córrego Pirajuçara, outras duas grandes obras para o combate às enchentes também estão em andamento. As intervenções contemplam a construção de dois novos reservatórios no Córrego Antonico, afluente do Córrego Pirajuçara. Os equipamentos estão localizados no entorno do Estádio do Morumbi. As obras já estavam previstas no Caderno de Drenagem.

Sob responsabilidade da SIURB, um dos equipamentos está em construção na Praça Roberto Gomes Pedrosa, e terá capacidade para reservar até 133 milhões de litros de água, volume equivalente a 53 piscinas olímpicas. Já na praça Alfredo Gomes, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, executa um reservatório para 44 milhões de litros de água. A previsão é que os novos empreendimentos estejam em operação já no primeiro semestre do próximo ano.

Assessoria de Comunicação - SIURB

collections
Galeria de imagens