Infraestrutura Urbana e Obras
Secretaria de Obras publica cinco novos Cadernos de Drenagem
Uma das prioridades da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) é o planejamento e aprimoramento do sistema de drenagem da cidade. Desse modo, a SIURB vem desenvolvendo os Cadernos de Drenagem, que são estudos detalhados sobre cada uma das bacias hidrográficas do município. O material é elaborado em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP. Neste mês, a Secretaria disponibiliza para o público cinco novos cadernos que abrangem os córregos. Paciência, Zavuvus, Ponte Baixa, Carandiru/ Tenente Rocha e Itaim/ Tijuco Preto/ Três Pontes.
Ao todo, já são 29 cadernos publicados, de um total de cinquenta. Todos estão disponibilizados para consulta e download na íntegra clicando aqui. Com os novos cadernos, a área do munícipio mapeada passa de 565 Km² para 633 Km². O Caderno de Drenagem é um importante instrumento de planejamento, que visa a redução dos alagamentos da cidade. É uma ferramenta de preparação da gestão, que trata com prioridade a questão da drenagem urbana. Os estudos convergem as intervenções em andamento nas bacias hidrográficas com as novas propostas para o controle de cheias.
Os estudos publicados neste mês beneficiam cerca de um milhão de paulistanos e trazem alguns projetos de destaque. Para a bacia dos córregos Carandiru/ Tenente Rocha apontou-se a necessidade da construção de um lago-reservatório e a ampliação das galerias da Rua Dr. Zuquim; no caderno dos córregos Itaim/ Tijuco Preto/ Três Pontes destacam-se os reservatórios Tijuco Preto e Jeca Tatu; no Paciência foi previsto o Parque Linear Elza Maria e a construção de mais um reservatório para a bacia; no Ponte Baixa foi detectada a necessidade de substituição das galerias das ruas Ptolomeu e Morais Navarro; na bacia do Córrego Zavuvus o destaque fica por conta do conjunto de três reservatórios, composto por um equipamento novo e dois presentes em estudos anteriores.
Perspectiva da construção de um lago-reservatório na bacia dos córregos Carandiru e Tenente Rocha
Soluções Baseadas na Natureza (SbN)
As diretrizes adotadas pela SIURB em suas obras integram as mais modernas práticas ambientais e novas tecnologias aplicadas na engenharia. Desse modo, os cadernos apresentam sempre uma alternativa que prioriza as chamadas Soluções Baseadas na Natureza (SbN).
Nos novos Cadernos de Drenagem, foi possível utilizar os conceitos de SbN, por exemplo, no futuro reservatório do Córrego Tenente Rocha e no Parque Linear Elza Maria, da bacia do Paciência.
Alguns projetos onde as SbN foram adotadas já estão saindo do papel, como é o caso de dois novos piscinões do Ribeirão Perus, que já foram entregues e estão em funcionamento. Estão em fase de planejamento e projeto a praça de infiltração da Av. Nove de Julho (Córrego Anhangabaú), a abertura de trechos do Córrego Sapateiro, e a renaturalização das margens do Riacho do Ipiranga.
Assessoria de Comunicação - SIURB