Subprefeitura Parelheiros

Segunda-feira, 31 de Março de 2025 | Horário: 10:26
Compartilhe:

Programa Mananciais participa do X “A Cidade e suas Águas"

Participantes do evento visitaram a obra Cantinho do Céu

O evento que aconteceu de 27 a 29 de março, em São Paulo, com o tema "A Cidade e suas Águas", discutiu a gestão urbana da água, compartilhando propostas das cidades afiliadas à InREDE, de especialistas e de parceiros. Diante da COP 30 no Brasil, o evento deu destaque à resiliência climática no planejamento das cidades. O evento foi organizado pela Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), com apoio da prefeitura de São Paulo pela SP Urbanismo, recebendo representantes de instituições de planejamento do país para debater o manejo da água em ambiente urbano.

No evento, a Secretária Executiva do Programa Mananciais, Maria Teresa Fedeli, palestrou no tema “Boas práticas de urbanismo e planejamento urbano sensíveis à água”, apresentando o Programa Mananciais aos participantes e explanando todo o repertório com suas histórias de sucesso.


A fim de proporcionar um espaço de troca de experiências e conhecimentos, no dia 29, os participantes, orientados pela secretária Maria Teresa, pela Secretária de Licenciamento e Urbanismo, Elisabete França, pelo presidente da SPUrbanismo, Pedro Martin Fernandes e pela gerente de obras da SPUrbanismo, Leticia Tamisari, puderam vivenciar na prática os temas abordados no evento pela pasta, visitando a obra do Programa Mananciais, Cantinho do Céu.

Percorrendo um grande trecho das obras realizadas no Cantinho do Céu, foi possível participar da história, desafios e novos projetos que se fizeram necessário no decorrer da obra, que era uma área consolidada, densamente ocupada, ambientalmente frágil, com grandes dimensões territoriais e acesso direto à barragem Billings.

Sobre o Cantinho do Céu 

O Cantinho do Céu, localizado no distrito do Grajaú, extremo sul de São Paulo, é um complexo que recebe obras de urbanização,  parques, recuperação ambiental e contenção de áreas de risco. Dividida territorialmente em seis etapas, a intervenção é composta por três frentes de ação: assistência social, projetos e obras. A etapa 1 foi executada como um trecho piloto, iniciado em 2010 e concluído em 2012. Desde então, todas as áreas a serem consolidadas foram urbanizadas, por meio da implantação de infraestrutura básica - saneamento, drenagem, pavimentação, calçadas, etc.; os parques das etapas 1, 2 e parte da 5 foram concluídos e inaugurados; os parques das etapas 3 e parte da 5 estão em obras, com conclusão prevista para 2025; e os parques das etapas 4 e 6 estão em projeto e planejamento.

Sobre Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede) 

Criada com o propósito de fortalecer a cultura do planejamento urbano e fomentar o diálogo entre institutos, a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede) busca promover a troca de conhecimentos e cooperação entre equipes gestoras e técnicas, garantindo um crescimento sustentável e integrado das cidades brasileiras. 

A iniciativa tem apoio institucional do Ministério das Cidades, do ONU-Habitat (Programa da ONU para Assentamentos Humanos) e do Projeto Cidade Presente (DUS). Este projeto resulta de uma cooperação entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e o Ministério das Cidades do Brasil, sendo implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), agência alemã especializada em desenvolvimento sustentável.

collections
Galeria de imagens