Subprefeitura Penha
“Ocorrências express”
Na tentativa de tornarem cada vez mais ágeis as entregas, inúmeros motoboys diariamente percorrem as metrópoles em uma velocidade pra lá de frenética. Na região da Penha, menos veloz e mais atento, um deles tem missão semelhante, e, ao mesmo tempo, “bastante peculiar”: fotografar todas as irregularidades encontradas pelas ruas da região. Por mês são registradas, em média, 30 ocorrências. Com prazo de atendimento de 5 a 10 dias, dependendo da gravidade do serviço. Entre os registros, placas danificadas, buracos, calçadas deterioradas, depósitos de entulhos, entre outros.
Contratado pela Subprefeitura Penha, há cerca de dois anos, o profissional tem o percurso divido por distrito (Penha, Cangaíba, Arthur Alvim e Vila Matilde). A jornada diária começa pelas ruas principais, estendendo-se ao longo do período para as vias secundárias. No início, quando o serviço foi criado, o objetivo era apenas fazer a checagem das reclamações feitas por telefone. Com o passar do tempo, para torná-lo ainda mais produtivo, decidiu-se documentar todos os problemas por meio de fotos.
Segundo os departamentos de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Coordenação de Infraestrutura Urbana e Obras da Subprefeitura, o procedimento facilitou e muito o trabalho das equipes, uma vez que a constatação das irregularidades passou a ser feita de maneira mais rápida. Além disso, com a frequência do motoboy nos bairros, percebeu-se grande receptividade da população em relação a esse tipo de procedimento. O próprio morador aproveita a ocasião para apontar outras ocorrências que, na maioria das vezes, são também fotografadas. Para a Subprefeitura, esse é mais um canal de comunicação entre o munícipe e o poder público.
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