Subprefeitura Penha
Festa do Rosário
“Ei mamãe! Abraça eu mamãe!” Este é o tema da 8ª edição da Festa da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que terá início no dia 6 de junho, a partir das 19 horas, no Largo do Rosário, na Penha. O evento organizado pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) e pela Casa de Cultura da Penha (pertencente à Subprefeitura da Penha), apoiado pelas Secretarias Municipal de Cultura e de Participação e Parceria marca a comemoração dos 207 anos de construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Irmandade dos Homens Pretos.
Oficializada no calendário de eventos do Município de São Paulo, no dia 16 de maio de 2007 pela lei n° 14.382, a Festa do Rosário tem sua importância histórica cultural reconhecida. Quando em 16 de junho de 1802 ela foi erguida a pedido da antiga Irmandade dos Homens Pretos da então Freguesia da Penha de França cria – se um refugio diante da dor e da segregação e fuga da angustia do cativeiro. A continuação da festa é a manutenção e conservação do patrimônio histórico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio (Conpresp), bem como das tradições religiosas e culturais a ela relacionadas.
As comemorações terão início com o levantamento do Mastro, acompanhado pelo Moçambique de São Benedito. Além da festa religiosa, até o dia 30 de junho, a Casa de Cultura da Penha apresentará diversas exposições, cujos temas exaltam e preservam as tradições afro-descendentes.
Programação
Todas as segundas-feiras, às 11h30 haverá missa no Rosário, celebrada pelo Padre Sílvio. Em seguida, acontece o terço rezado.
Dia 6 (sábado)
19 h - Levantamento do Mastro, acompanhado pelo Moçambique de São Benedito.
20 h - Missa Sertaneja - Acompanhamento: Coral “Luar do Sertão” com regência de Toninho de Jesus.
Dia 13 (sábado)
20 h - Terço cantado, acompanhado pelo Coral “Luar do Sertão” com regência de Toninho de Jesus.
Dia 18 (quinta-feira)
14 h - Apresentação de projetos que fazem leituras da cultura no Largo do Rosário. Projeto “Recado aos Nossos Ancestrais” - coordenação do Movimento Cultural Penha.
Dia 20 (sábado)
A partir das 14 h - Show musical no Largo do Rosário, coordenado pela CONE.
Dia 21 (domingo)
9 h - Recepção das Irmandades, Pastorais e Grupos de cantadores: Congada de Cotia; Cia de Moçambique Família Feliciano (São Bernardo do Campo);Congada de Santa Efigênia (Mogi das Cruzes); Marujada Nossa Senhora do Rosário (Mogi das Cruzes); Samba Lenço de São Benedito (Mauá); Cia de Moçambique São Benedito (São Paulo); Maracatú Porto de Luanda (São Paulo).
10h30 - Missa afro campal, no Largo do Rosário, celebrada pelo Padre Jalmir, com acompanhamento do Grupo “Negritude Consciência e Fé”, de Vila Brasilândia.
13 h - Apresentações musicais no Largo do Rosário
15h30- Procissão de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nossa Senhora do Alívio. Chegada da procissão, coroação dos reis da festa de 2010: Antonio Oliveira Carneiro e Olívia Ferraço Pereira.
Apoteose final
Dia 27 (sábado)
20 h - Terço cantado, acompanhado pelo Coral “Luar do Sertão” com regência de Toninho de Jesus.
Dia 28 (domingo)
16 h- Missa dos devotos de Nossa Senhora do Alívio
17h30- Apresentação da Orquestra e Coral da “Sociedade Pró-Música Sacra de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk