Subprefeitura Pinheiros

Quarta-feira, 28 de Abril de 2010 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Eventos culturais marcam o final de semana em Pinheiros

-

Dois eventos culturais gratuitos, ocorridos simultaneamente, marcaram o final de semana dos paulistanos que moram na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O “Som na Praça – De volta para o passado”, realizado na Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, a famosa Praça do Por do Sol, e o “Cinema na Praça”, que aconteceu na Praça François Belanger, animaram a tarde e a noite de domingo de quem estava por lá.

Na Praça do Por do Sol, o público foi agraciado com os sucessos que marcaram os anos 70, 80 e 90. Uma lona quadriculada em branco e preto, simulando o piso das pistas de dança de antigamente, um equipamento de som e dois banheiros químicos, fizeram parte da estrutura do evento que reuniu cerca de 150 pessoas. O pôr-do-sol alaranjado e a linda vista que o local proporciona, completaram o cenário.

Quatro Djs, Beto Keller, Dj Nei, Dj Badinha e Dj Gran Master Ney, além de um belo equipamento de som, que fazia a música ser ouvida por toda a grande praça, agitaram o público presente. Uns arriscavam passos de dança que até John Travolta aprovaria, outros se limitavam a admirar o piso e a estrutura, sentados na mureta. A aceitação do público e a alegria que contagiava quem passava pelo local marcaram este divertido e inusitado evento.

Já na Praça François Belanger, que fica próxima ao metrô Vila Madalena, entre as ruas Cerro Corá e Heitor Penteado, a música, dessa vez mais calma, se uniu ao cinema. Um telão foi armado, e curtas do ator e diretor Charlie Chaplin encantaram o público, composto principalmente por crianças e moradores do local. Os filmes mudos de Chaplin foram acompanhados pelo som delicado do teclado de Ilca Leanza e do violão de Thiago Pitiá, estes que souberam muito bem acompanhar as desventuras do vagabundo, como Carlitos, o personagem que Chaplin interpreta, é conhecido. Além desses, dois outros curtas, sempre nessa linha divertida e ao mesmo tempo reflexiva, foram apresentados no local: Mutantes, de Rubens Rewald e Rossana Foglia (moradores da região) e Ilha das Flores, de Jorge Furtado.

Antes do início do cinema, organizado pelo Movimento Boa Praça, foram realizados um descontraído piquenique e uma oficina infantil, nos quais as crianças, além de aprenderem a construir peças de artesanato com produtos recicláveis, também faziam troca e leitura de livros infantis. Este evento acontece nos últimos domingos de cada mês e três praças próximas uma da outra servem de palco, a François Belanger, a Amadeu Decome - entre as ruas Cerro Corá e Sepetiba - e a Paulo Schiesari, localizada na Vila Anglo.

O Movimento Boa Praça, que dessa vez realizou a sua 13ª edição, é uma iniciativa dos moradores da região, na tentativa de um melhor aproveitamento dos espaços públicos, em especial das inúmeras pracinhas da região. Para Ricardo Ferraz, um dos organizadores do evento, “sem a participação de todos, o espaço público perde sua função. De nada adianta, por exemplo, a prefeitura cuidar da praça se a comunidade não zela por ela”. Para o jovem Felipe, também organizador, “o evento é muito interessante, pois mistura a música ao vivo com o cinema”.

Os dois eventos, “Som na Praça – De volta ao passado” e “Cinema na Praça”, que contaram com o apoio da subprefeitura de Pinheiros, se mostraram divertidas atividades culturais e trouxeram benefícios para os moradores da região, unindo a comunidade em torno de um bem público.

collections
Galeria de imagens