Subprefeitura Pinheiros
Subprefeitura de Pinheiros distribui cobertores e mantas térmicas durante semana de recorde de baixas temperaturas
Esta matéria foi elaborada durante o período das eleições municipais, compreendido entre 6 de julho e 27 de outubro, razão pela qual está sendo publicada somente agora.
São Paulo, 14 de agosto de 2024 - Na noite desta terça-feira (13), a equipe da Subprefeitura de Pinheiros, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou a distribuição de cobertores e mantas térmicas, além de roupas como toucas e meias, e também chocolate quente. A operação de combate às baixas temperaturas partiu da sede da Subprefeitura com destino a cinco pontos de distribuição: entorno do Parque Villa-Lobos, Praça dos Omaguás, Avenida Henrique Schaumann, Largo da Batata e arredores da Berrini.
Na foto, equipe realizando a distribuição no Largo da Batata / Crédito: Marina Nascif
O Subprefeito Alan Cortez, que acompanhou a ação de perto, destacou a importância dessa iniciativa em um momento crítico. "Nossa prioridade é garantir que ninguém fique desamparado durante esse período de frio intenso. Estamos empenhados em oferecer não apenas abrigo e proteção, mas também um pouco de conforto para quem mais precisa. Essas ações são essenciais para preservar a vida e a dignidade das pessoas que estão enfrentando essa situação", afirmou Cortez.
Na foto, equipe realizando a distribuição no Largo da Batata / Crédito: Marina Nascif
A ação faz parte da Operação Baixas Temperaturas, que a Prefeitura de São Paulo retomou para acolher pessoas em situação de rua nas noites mais frias. Sempre que as temperaturas caem para 13°C ou menos, equipes são mobilizadas em toda a cidade para atender pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e a população LGBTQIA+.
Acolhimento e Assistência
Durante a operação, 10 tendas funcionam das 18h à meia-noite, oferecendo:
- Atendimento médico: Cuidados básicos, vacinas contra a gripe, suporte para hipotermia, e encaminhamentos de emergência com ambulâncias disponíveis em pontos estratégicos.
- Alimentação e abrigo: Sopa, chocolate quente, pão, chá, água, e abrigo em Centros de Acolhida. Cobertores são distribuídos para aqueles que preferem não ir aos abrigos.
- Assistência social: As equipes oferecem pernoite em centros de acolhida, hotéis, núcleos de convivência e centros esportivos, além de transporte gratuito, banho, jantar e café da manhã.
- Cuidados com pets: Animais recebem vacinas, vermifugação, registro geral e microchipagem.
Em dias de frio intenso, se você ver alguém em situação de rua precisando de acolhimento, ligue para o 156 e forneça informações sobre o local.
Na foto, equipe realizando a distribuição / Crédito: Marina Nascif
Endereços das tendas
- Centro: Praça da República, Praça Marechal Deodoro
- Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto), Capela do Socorro (Praça José Boemer Rovel)
- Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador), Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
- Norte: Santana (Av. Cruzeiro do Sul), Vila Maria (Praça Novo Mundo)
- Oeste: Lapa (Rua do Curtume)
A Operação Baixas Temperaturas envolve 397 locais de acolhimento, incluindo Centros de Acolhida, Hospedagem Social, Hotéis e núcleos de convivência, além de quatro centros esportivos:
- Centro Esportivo Santo Amaro
- Centro Esportivo Vila Independência
- Centro Esportivo Mooca
- Centro Esportivo Tiradentes